Luta em Damasco mostra que oposição síria está melhor organizada

Sírios olham para tanque destruído na região de Idlib. Foto APNovos detalhes descobertos neste domingo sobre um conflito ocorrido em Damasco na sexta-feira mostram que o Exército Livre da Síria – a principal força armada contrária ao regime- está melhor organizado.

A evolução do cenário do conflito no país levou o chanceler britânico Willian Hague a afirmar que a situação da Síria começa a se parecer com a guerra da Bósnia-Herzegóvina dos anos de 1990.

Os ataques das forças opositoras do regime de Bashar al-Assad de sexta-feira foram bem coordenados e atingiram estações de geração de eletricidade, deixando diversas partes da capital sem energia por muitas horas.

Um ônibus que transportava trabalhadores russos do setor de petróleo também foi atingido pelos rebeldes.

Segundo o correspondente da BBC em Damasco, Paul Danahar, o número de mortes entre as tropas de Assad ainda não foi divulgado. Contudo, muitos rebeldes foram mortos ou capturados.

Porém, as ações de combate do Exército Livre da Síria – formado essencialmente por desertores das Forças Armadas do regime – aparentam agora maior organização e efetividade que no passado.

Neste domingo, opositores do regime afirmaram que tropas de Assad voltaram a bombardear a cidade de Homs, causando ao menos 38 mortes.

O chanceler britânico afirmou no domingo à BBC que a Síria se aproxima do colapso ou de uma guerra com assassinatos sectários em larga escala.

Segundo ele, a intervenção internacional ainda não pode ser descartada porque o encaminhamento do conflito sírio ainda não está claro.

Novo líder

O CNS (Conselho Nacional) Sírio, um dos principais órgãos políticos dos opositores de Assad nomeou no domingo seu novo líder.

O curdo Abdelbaset Sayda foi escolhido para substituir Burhan Ghalioun, que ocupava a liderança do grupo desde sua organização em setembro do ano passado.

Sayda, que vive exilado na Suécia, afirmou que pretende reformular a estrutura do CNS.

“Estamos entrando em uma fase sensível. O regime está dando seus últimos passos . A multiplicação dos massacres e dos bombardeios mostra que ele está lutando (para sobreviver), afirmou.

Desde sua criação, o CNS tem sofrido com divisões e queixas de inefetividade. O órgão, que agrega diversos grupos de oposição, também foi acusado de ser dominado por membros islâmicos e não ser suficientemente inclusivo.

A eleição de Sayda é uma tentativa do grupo de atrair mais curdos e membros de outras minorias sírias para o CNS.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.