Maior parte dos endividados é composta por homens jovens, aponta CDL-Recife

Homem de 21 a 30 anos, com ensino médio completo e renda de até dois salários mínimos (R$ 1.244). Compras em excesso no cartão de credito, seguida de pagamento mínimo da fatura e falta de planejamento orçamentário. O roteiro já é conhecido, mas ainda é o retrato dos endividados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Esse perfil corresponde a maioria dos inadimplentes da RMR, segundo resultados da primeira Pesquisa de Inadimplência de 2012, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife).

Segundo os dados, referentes ao mês de abril, o público economicamente ativo com faixa etária entre 21 e 50 anos soma 82% das pessoas com dívidas pendentes, apesar da alta de 4,5% na inadimplência entre as pessoas com menos de 20 anos, comparados à última pesquisa realizada em dezembro de 2011. Também equiparada ao mesmo período, a parcela dos devedores com renda familiar mensal menor que um salário mínimo cresceu, enquanto aqueles que recebem até dois salários mínimos mensais ficaram 9% abaixo da média registrada anteriormente.

Isso revela, na análise do CDL, que esta parcela da população está mais conscientizada sobre a real capacidade de pagamento. A pesquisa revelou, na comparação anual, aumento dos que alegam falta de planejamento/descontrole como causa do débito, chegando a 30% dos negativados. Já entre os que justificam desemprego como motivo da dívida, houve variação negativa. Enquanto em fevereiro de 2011, 48% associavam o débito à falta de emprego, em abril de 2012, este valor apresentou diminuição de 13%.

“A queda do desemprego insere as pessoas na economia e movimenta o mercado. Mas percebemos que ainda falta planejamento no orçamento para as famílias evitarem cair nas rmadilhas do crédito, por exemplo”, explica o presidente da CDL-Recife, Eduardo Catão. A maioria dos inadimplentes, de acordo com o levantamento, indica os cartões de crédito e de lojas como vilões. Eles somam 45% das dívidas, em razão da comodidade e facilidade nas transações e por ser o principal meio de pagamento usado nas compras por impulso.

“O problema é que os consumidores compram desordenadamente sem qualquer tipo de gerenciamento das finanças. Além disso, como boa parte deles não tem uma remuneração tão alta, acabam pagando o mínimo das faturas. Mas sabemos que no mês seguinte o valor aumenta e não controle no pagamento”, pontua Catão. Mesmo assim, os cartões também são prioridade de pagamento para a maioria dos entrevistados. No entanto, com o aumento dos que possuem dívidas com prestadoras de serviços (água, luz, telefone), estes segmentos já são prioridade de pagamento para 15% da população endividada, representando alta de 10% em relação a 2011.

Regularização
A pesquisa do CDL-Recife também apontou que a quantidade de pessoas que afirmaram não ter tomado nenhuma medida para saldar a dívida diminuiu 20% em relação ao ano anterior, e houve um aumento de 12% dentre os que cortaram gastos com lazer para normalizar sua situação financeira. Esse panorama indica, na avaliação de Catão, que os deveddores estão mais conscientes da necessidade de de quitar o débito. “O consumidor está buscando se organizar, diminuir gastos desnecessários e priorizar o pagamento de seus débitos. De um modo geral, percebemos que a inadimplência está diminuindo.”

O número de entrevistados que deseja normalizar seus débitos em até 60 dias cresceu 14% na comparação anual, enquanto o índice dos que estimam pagar em prazo superior a seis meses obteve queda de 12% na comparação com 2011.  O levantamento revelou, ainda, o desejo da população de liquidar rapidamente os débitos e melhorar as condições financeiras. Houve crescimento, na análise anual, de entrevistados que possuíam atrasos de pagamentos de dívidas inferiores a 30 dias de 7% e diminuição de 11% dentre os atrasos com mais de 91 dias.

A quantidade de consumidores com parcelas atrasadas de valor acima de R$ 300 registrou aumento, passando de 26%, em 2011, para 38%, em 2012. Isso reflete, segundo o CDL, no crescimento da renda da população que tem migrado para a classe C, podendo assim adquirir bens que antes não tinham acesso. Já 64% dos negativados pretendem quitar suas dívidas com o recurso do salário, revelando a importância da expansão do mercado de trabalho e manutenção da renda para economia. Para 68% dos entrevistados, a situação financeira apresentou melhora, se comparada ao ano anterior. No levantamento, 59% dos inadimplentes apontaram a intenção de continuar consumindo e realizar novas compras à prazo, após quitar os débitos atuais.

Por Augusto Freitas, da equipe do Diario

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.