Maioria dos brasileiros gostaria que militares combatessem a criminalidade

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que a maioria dos brasileiros gostaria que as Forças Armadas combatessem a criminalidade em conjunto com as polícias Civil, Militar e Federal.

A opinião detectada pelo Ipea se sobrepõe à natureza específica das Forças Armadas. Enquanto que para 58,1% dos pesquisados os militares deveriam correr atrás de criminosos, 55,4% acreditam que defender o país em caso de guerra é atribuição suficiente.

A única região do Brasil onde essa proporção se inverte, ainda que por uma margem estreita, é no Sudeste. Na região, 61,9% são a favor da defesa, enquanto 59,2% gostariam que os militares combatessem o crime.

A função social das Forças Armadas, no entanto, ainda se sobressai. Para 49,7% dos entrevistados, os militares devem ajudar a população com sérvios médicos e sociais em casos de desastres naturais. Outros 33,7% disseram acreditar que os militares poderiam ser responsáveis por passar aos jovens valores como responsabilidade e disciplina, ou até mesmo ensinar uma profissão.

Guerra

O levantamento também tratou da percepção dos brasileiros sobre o uma eventual guerra. O Ipea quis saber de que forma os entrevistados contribuiriam em um eventual conflito entre o Brasil e outro país. Ao contrário do registrado em pesquisa divulgada pelo instituto em dezembro do ano passado, quando metade da população disse temer uma invasão estrangeira, apenas 16,1% dos brasileiros disseram que participariam como militares, inclusive em ações de combate, e outros 19,7% não estariam dispostos a contribuir de forma alguma.

O estudo ainda aponta que 34,9% não participariam como militares, mas ajudariam como civis, e outros 28,3% participariam como militares, mas não gostariam de participar de combates.

Sucateamento

O contraste entre a participação da população e a necessidade das Forças Armadas fica ainda mais evidente quando o Ipea pergunta aos seus entrevistados qual a percepção quanto ao estado atual dos equipamentos utilizados pelos militares. Apenas 48,1% consideram como boa ou muito boa a atual estrutura utilizada.

Apesar de não analisar uma correlação entre as duas coisas, o estudo leva a crer que esse talvez seja o motivo para 70,3% dos brasileiros serem favoráveis a um aumento nos investimentos militares. Além disso, quase 90% dos entrevistados se declararam favoráveis a um efetivo apoio governamental ao setor, inclusive com políticas de fomento à indústria de defesa no Brasil.

O Ipea também quis saber a opinião dos entrevistados sobre a participação do Brasil em missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas), como a no Haiti. Quase 80% dos brasileiros são favoráveis a esse tipo de ação, sendo a maioria na região Norte do país.

Orgulho

Como já era de se esperar, o Ipea também registrou que metade da população confia totalmente ou muito nas Forças Armadas. A diferença ficou em perguntar aos entrevistados se eles se orgulhavam de ser brasileiros. Entre os que disseram ser extremamente ou muito orgulhosos de serem brasileiros, o índice de confiança nos militares foi de 62,2%. Já entre os menos orgulhosos, o grau de confiança caiu para 24,6%.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.