Maioria dos prefeitos eleitos no 1º turno tem entre 46 e 65 anos

Dos 5.512 prefeitos eleitos em 1º turno no país, o grupo que tem entre 46 e 65 anos forma a maioria, representando 55,53% do total. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos desta faixa etária venceram a disputa em 3.061 cidades.

(Veja a apuração completa para prefeito e vereador)

Essa faixa etária também foi responsável pelo maior número de candidatos ao cargo de prefeito, com 8.510 candidaturas, ou 56,25% do total.

O estado que mais elegeu candidatos entre 46 e 65 anos foi Minas Gerais, com 514 prefeitos. O estado também teve o maior número de candidatos da faixa etária disputando o cargo, com 1.322 candidaturas.

São Paulo foi o segundo estado com o maior número de representantes nesse intervalo de idades, com 1.194 candidatos e 386 eleitos.

No outro extremo da lista, em Roraima, 21 candidatos tinham entre 46 e 65 anos — e apenas cinco eleitos. O Amapá teve 42 candidaturas e oito prefeitos eleitos na faixa etária.

De 26 a 45 anos
Já os candidatos entre 26 e 45 anos foram 2.147 dos eleitos (38,95%). Houve 5.665 candidaturas, ou seja, 37,44% do total de inscritos nas eleições.

O estado do Amapá teve o menor número de prefeitos eleitos na faixa etária de 26 a 45 anos, com apenas sete eleitos para 31 candidaturas. O Acre também registrou poucos eleitos, com 12 prefeitos, mas teve 34 candidatos.

Já Minas Gerais teve 763 candidatos e 284 eleitos. São Paulo registrou 671 candidaturas na faixa etária e elegeu 211 prefeitos, e o Rio Grande do Sul somou 373 candidatos e 176 prefeitos eleitos entre 26 e 25 anos.

Mais jovens
A faixa etária de até 25 anos teve 151 candidaturas a prefeituras em todo o país, com 44 eleitos (0,79% do total). De todos os estados, 11 não elegeram nenhum candidato com até 25 anos. Foram eles: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Já o estado do Maranhão foi o que mais elegeu prefeitos nesse intervalo de idade, totalizando seis vencedores, de 14 candidatos.

Segundo o TSE, o prefeito eleito mais novo é Pacheco Neto (PSD), de Chaval (CE), com 21 anos de idade. Os outros mais novos, eleitos também com 21 anos, são Valéria do Manin (PR), de Araioses (MA), Pinheirinho (PP), de Ibirité (MG), e Divaldo Soares (PSDB), de Viçosa do Ceará (CE).

Mais velhos
Os candidatos com mais de 65 anos foram 801 (5,29% do total). Essa faixa etária registrou 260 eleitos, ou 4,71% do total de vencedores no 1º turno.

Somente três estados (Acre, Amapá e Roraima) não elegeram candidatos com mais de 65 anos. Por outro lado, Minas Gerais registrou 48 prefeitos eleitos com essa idade. Em seguida estão: São Paulo (33), Paraná (27), Rio Grande do Sul (26) e Bahia (20).

Segundo o TSE, o prefeito eleito mais velho do país é Tião Biazzo (PMDB), de 89 anos, que conquistou a prefeitura de Aguaí (SP), com 44,47% (8.063 dos votos válidos). A cidade teve 19.539 votos apurados.

Um pouco mais novos são Jair Toledo (PMDB), de 87 anos, eleito para a Prefeitura de Paiva (MG). Já com a idade de 86 anos estão  Zé Paula (PSB) em Itacarambi (MG), e Mário Zaia (PSB) em Rio Claro (SP) — todos eleitos em 1º turno.

Com 85 anos, aparecem mais dois eleitos: Capaverde (PTB), em Capela de Santana (RS,) e Zizi Pedra (PRP), em Santa Cruz das Palmeiras (SP). João Cardoso (PSB), eleito em João Dourado (BA), e Ronald (PMDB), em Barros Cassal (RS), têm 84 anos.

Com 83 anos, Wayne Faria (PSB), em Padre Bernardo (GO), e Fued Dib (PSB), em Ituiutaba (MG), fecham a lista dos prefeitos eleitos mais idosos divulgada pelo TSE.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.