Mais de 70% das cidades mexicanas são controladas por cartéis, diz especialista
Pelo menos 71,5% dos 2.435 municípios mexicanos estão “sob o controle” de cartéis, denunciou nesta terça-feira (4) Edgardo Buscaglia, especialista em segurança, assessor da Organização das Nações Unidas (ONU) e presidente do Instituto Autônomo do México (Itam).
Em declarações à imprensa local, Buscaglia afirmou que a cifra de cidades controladas pelos grupos de narcotráfico leva a criminalidade local a atingir níveis comparáveis aos registrados em conflitos armados na África.
Desde que Felipe Calderón assumiu a Presidência, em dezembro de 2006, as Forças Armadas passaram a atuar no combate ao narcotráfico, iniciando uma guerra interna que gerou uma onda violência no México.
O especialista destacou que os cartéis estão operando “debaixo dos narizes dos policiais, dos políticos e das autoridades de todo tipo” e que para isso acontecer “é preciso existir algum tipo de tolerância do Estado”, que pode se dar “na esfera política ou policial”.
Segundo ele, os cartéis têm uma “infraestrutura física aberta, permanente e notória”.
Dados de suas pesquisas ainda apontam que, em 2001, o crime controlava 34% dos municípios mexicanos. Já em 2006 esse índice era de 53%, subindo para 71,5% em 2011.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário