Mais de dez cursos superiores de Pernambuco terão vestibular suspenso em 2013
Onze cursos superiores de três universidades pernambucanas tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2008 a 2011 considerado insatisfatório pelo Ministério da Educação (MEC) e sofrerão medidas cautelares que incluem a suspensão do vestibular 2013. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (19).
A medida atinge quatro cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quatro da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e três da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), única particular na lista. O MEC só suspende a entrada de novos alunos, mas aqueles que já estão fazendo os cursos continuam estudando no próximo ano.
Os cursos de bacharelado em ciências sociais, licenciatura em história e as engenharias cartográfica e de minas na UFPE estão entre os que ficarão sob observação do Ministério e não poderão admitir novos alunos em 2013.
Na UFRPE, são quatro cursos: licenciaturas em matemática, química e história, além de engenharia agrícola. A Unicap teve três cursos com mesmo CPC: engenharia civil, matemática e engenharia química. A lista de cursos superiores que podem até ter a suspensão do ingresso de novos alunos foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União.
Todos os cursos deverão assumir um protocolo de compromissos com o MEC, criar uma comissão para acompanhar esse protocolo e definir prazos e metas para melhorar a qualidade do ensino. Ao fim do prazo, e as instituições que não cumprirem o compromisso estabelecido poderão ter a autorização de funcionamento cassada.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário