Mais homens à procura de tratamento para se livrar do crack, segundo estudo

Roberta Uchôa, que coordenou o estudo, revela que é preciso saber por que quase 60% abandonaram a ajuda

Uma pesquisa inédita realizada pelo Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas (GEAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) traçou o perfil de viciados que buscam ajuda nos seis Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) instalados no Recife. O trabalho, divulgado nesta terça-feira (13), lança um novo olhar sobre as constatações antigas e mostra novas realidades que precisarão ser discutidas pelos governos para que melhores serviços de saúde sejam prestados à população. Segundo os dados coletados, 70% dos pacientes que procuram os Caps, apesar de poderem ser usuários de vários tipos de drogas, apontam o álcool como fator motivador para iniciar o tratamento.

Depois de analisar prontuários de 1.957 usuários que foram aos Caps no período de julho de 2010 a junho de 2011, os pesquisadores detectaram que a predominância é dos homens, com 78% dos casos. O percentual de mulheres é 22%. Segundo a coordenadora do trabalho acadêmico, a doutora em Sociologia das Drogas, Roberta Uchôa, esse é um aspecto a ser trabalhado. “É preciso entender a baixa procura delas pelos serviços de saúde”, disse.

O trabalho, intitulado “Entre pedras e tiros: perfil dos usuários, estratégias de sobrevivência e impacto social do uso do crack”, mostra também que 35% dos pacientes que buscam ajuda fazem isso espontaneamente, fato considerado positivo. Mas quando confrontado esse perfil de entrada ao indicador de saída dos usuários, o sinal de alerta dos gestores públicos da saúde e assistência social no Recife aparece. Isso porque, entre 55% e 58% dos viciados abandonam o tratamento antes mesmo de receberem alta. “É preciso saber o que acontece”, analisou Roberta Uchôa.

A resposta que os estudiosos procuram para explicarem a fuga do tratamento e o baixo número de mulheres que buscam apoio deve ser obtida, academicamente, com a conclusão da fase qualitativa da pesquisa, que deve ficar pronta no final deste ano. Porém, alguns usuários de entorpecentes entrevistados pela Folha de Pernambuco dão um indicativo da situação. “Nunca busquei ajuda porque não tenho ninguém para me incentivar”, disse uma jovem de 21 anos, que há seis é viciada em crack. Outra mulher, de 25 anos, dependente do crack há 13, chegou a iniciar o tratamento, mas não deu continuidade. “Tenho uma filha que depende de mim. Preciso voltar para as ruas e me prostituir para sustentá-la”, explicou.

O estudo revelou ainda que grande parte das pessoas que buscaram ajuda nos Caps estão na faixa etária dos 37 aos 59 anos (45% homens e 42% mulheres); em sua grande maioria (72%) residem com familiares; são solteiros (61%) e 86% deles apresentam quadros de transtorno mental devido ao uso da sustância psicoativa. Sobre os bairros de procedência, a pesquisa aponta que 2% e 3% residem nos locais tidos como de classe média (Boa Viagem, Casa Forte, Espinheiro, Tamarineira, Rosarinho, Apipucos e Aflitos). Já os provenientes de Casa Amarela, Cordeiro, Iputinga, Ibura, Nova Descoberta, Campo Grande, Afogados, San Martin e Mustardinha, considerados “populares” pelo estudo, ocorrem numa incidência que varia de 26% para os usuários de álcool, 17% para os de crack e 16% para maconha.

Fonte: Folha-PE

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.