Maria Rita ressalta laços musicais com a mãe Elis em show-tributo

Estreia da turne em que Maria Rita canta o repertorio de sua mae, Elis“Nossos universos se encontram nessas duas canções”, afirmou Maria Rita antes de cantar “Essa Mulher” (Joyce/ Ana Terra) e “Se Eu Quiser Falar com Deus” (Gilberto Gil) na pré-estreia da temporada de “Viva Elis”, nessa segunda-feira (19), no Vivo Rio (RJ).

Além das já tão comentadas semelhanças vocais, a cantora procurava laços ainda mais profundos de parentesco entre seu trabalho e o de Elis Regina (1945-1982).

Depois de quase uma década se recusando a interpretar qualquer canção que já tivesse sido gravada por Elis (a exceção é “Amor Até o Fim”, que registrou no DVD “Banda Dois”, com o autor Gilberto Gil), Maria mostrou nesse show nada menos do que 28 temas do repertório da mãe.

“É importante que se perceba que isso aqui é única e exclusivamente uma homenagem”, frisava o tempo todo, tentando prevenir-se de inevitáveis comparações.

Vieram canções de Belchior (“Como Nossos Pais”), Tom Jobim (“Águas de Março”), Chico Buarque (“Tatuagem”), Fátima Guedes (“Onze Fitas”), Ivan Lins (“Madalena”), Gonzaguinha (“Redescobrir) e Jorge Ben Jor (“Zazueira”), entre outras.

“Ela [Elis] costuma dizer que, se Deus tivesse voz, seria a voz de Milton Nascimento. Herdei a relação que ela tinha com ele”, disse, antes de cantar o bloco final da apresentação, dedicado ao artista mineiro, que incluía “Morro Velho”, “O que Foi Feito De Vera” e “Maria Maria”.De Rita Lee e Roberto da Carvalho, fez “Alô Alô Marciano” e a desconhecida “Doce de Pimenta”, que, mesmo composta por encomenda, Elis nem chegou a gravar em disco –só teve tempo de registrar em especial de TV junto com Rita. Entre uma e outra, colocou a também pop “Aprendendo a Jogar”, hit criado por Guilherme Arantes.

Além do próprio Milton Nascimento, estavam na plateia os compositores João Bosco (de quem Maria cantou “O Bêbado e a Equilibrista”), Tunai (lembrado por “Agora Tá”) e Moraes Moreira (pai do guitarrista –e namorado– da cantora).

A estreia oficial de Maria Rita cantando Elis acontece em Porto Alegre, no dia 24/3. Depois, a turnê passa por Recife (1/4), Belo Horizonte (8/4), São Paulo (22/4) e volta ao Rio (29/4). Os espetáculos vão acontecer sempre em espaços abertos e serão gratuitos.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.