Mau tempo e problemas de campanha desafiam convenção republicana

Convidados de convenção republicana usam guarda-chuvas para se prevenir do mau tempo, em 26 de agosto de 2012 (Reuters) A tempestade tropical Isaac, que ameaça virar furacão durante a sua passagem pelo Golfo do México e parte da Flórida, põe em risco não apenas o cronograma, mas a própria mensagem da convenção do Partido Republicano, que indicará Mitt Romney oficialmente como o candidato da agremiação à Casa Branca.

O evento, que estava marcado para começar nesta segunda-feira em Tampa, na Flórida, já sofreu duas modificações significativas por causa do mau tempo.

Primeiro, a formalidade da escolha de Romney por meio da votação dos delegados, que seria na quarta-feira, foi antecipada para a primeira noite. Depois, os organizadores do evento decidiram cancelar quase todo o cronograma da segunda-feira, empurrando o procedimento formal para terça.

Os discursos que foram cancelados serão remanejados para os dias seguintes, e o ápice do evento, a participação de Romney em si, continua prevista para a quinta-feira.

“A segurança daqueles que estão no caminho da Isaac é de maior importância”, disse Romney via Twitter, aprovando as mudanças de cronograma feitas pela organização.

Mensagem

Mas analistas têm apontado que o maior dano das mudanças não é obrigar o partido a concentrar em três dias o que planejava fazer em quatro – isto já ocorreu em 2008, quando o furacão Gustav levou ao cancelamento do primeiro dia de atividades da convenção republicana em Saint Paul, Minnesota.

O desafio será conseguir passar uma mensagem favorável a Romney em uma campanha já arranhada pelo tom majoritariamente negativo e pelo ”fogo amigo” das divisões internas do partido.

O tema da segunda-feira seriam as propostas do partido na criação de emprego, crescimento econômico e saúde pública – assuntos em que Romney acredita levar vantagem sobre o candidato à reeleição, Barack Obama.

Ao apontá-lo formalmente como aspirante logo de cara, o partido esperava aproveitar o entusiasmo inicial da imprensa, garantindo uma largada com o pé direito para os 70 dias finais da campanha.

Estes objetivos agora disputam a atenção da mídia com um potencial desastre natural. Mas os organizadores da convenção se mostraram confiantes em que podem vencer a adversidade.

“Vamos absolutamente conseguir botar a nossa mensagem na rua”, disse a jornalistas em Tampa o estrategistas da campanha, Russ Schriefer.

Ruídos

Romney, em foto de arquivoDesafio de Romney é superar tom negativo da campanha e ‘fogo amigo’ republicano

A convenção está sendo apontada como uma oportunidade para o partido passar uma mensagem clara em favor de Romney – que, apesar de oferecer boa resistência, provavelmente ainda perderia para Obama se as eleições fossem hoje, segundo a maioria das pesquisas.

As divergências internas do partido sobre assuntos que Romney considera um “ruído” na sua campanha – como as declarações do deputado e candidato republicano ao Senado por Missouri, Todd Akin, sobre aborto e “estupro legítimo” – apenas aumentaram a desconfiança do eleitor na chapa republicana.

CliqueVeja na BBC Brasil o videolog do correspondente em Washington sobre a polêmica declaração do “estupro legítimo”

Avesso a falar de temas de sua vida pessoal, Romney nunca procurou explorar os momentos de superação de desafios com os quais poderia estabelecer uma maior conexão com os eleitores – algo que Obama faz magistralmente.

Uma aposta dos organizadores da convenção republicana para ressaltar esses episódios de superação é o discurso da esposa de Romney, Ann, ela mesma diagnosticada com esclerose múltipla anos atrás.

Além disso, para a convenção ser um sucesso, precisaria também transformar Romney em um candidato mais agradável para os eleitores nos Estados que ainda não demonstraram uma inclinação clara por um partido ou por outro.

Desde o início da pré-campanha, quando ainda disputava a nomeação com outros pré-candidatos do partido, o republicano tem sido retratado como um político sem opiniões definidas, distante das pessoas comuns, disposto a fazer o que for necessário para se eleger.

Neste fim de semana, a revista britânica Economist, que circula entre formadores de opinião em ambos os lados do Atlântico, cobrou de Romney uma definição mais clara de suas políticas, estampando-o na sua capa com os seguintes dizeres: “Então, Mitt, em que você acredita de verdade?”

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.