MEC decide fechar universidade São Marcos; reitora anuncia mutirão para fazer transferências

O MEC (Ministério da Educação) anunciou na noite de ontem (22) a decisão de descredenciar a Universidade São Marcos, de São Paulo, após verificar irregularidade na oferta de cursos. Entre elas, o descumprimento de medidas cautelares determinadas pelo ministério em função do baixo desempenho da instituição nas avaliações da pasta.

Em nota publicada no site da universidade, a reitora Maria Aurélia Varella afirma que está “esperando a publicação oficial da medida e, obviamente, obedeceremos o que for determinado”. A reitora contou que ficou sabendo do fechamento por meio de um jornalista e que depois conferiu a notícia no site do MEC.

A nota da reitoria foi acessada na manhã desta sexta-feira (23), no site da instituição, e por volta das 13h já não estava mais disponível para consulta. A reportagem tentou entrar em contato com a universidade para saber o que aconteceu, mas não teve êxito.

O descredenciamento significa, na prática, o encerramento das atividade da São Marcos. Os cerca de 2 mil alunos da instituição devem ser transferidos para outras faculdades. A São Marcos tem 90 dias para providenciar a mudança e entregar toda a documentação acadêmica aos alunos.

De acordo com o MEC, as irregularidades verificadas “comprometem o funcionamento” da universidade. Além de descumprir as medidas determinadas pelo ministério no ano passado durante processo de supervisão, a pasta constatou que há “inviabilidade financeira e desorganização acadêmica e administrativa”.

Segundo a nota da reitoria, “não haverá aula na Universidade São Marcos e os documentos necessários à transferência dos alunos serão providenciados por um verdadeiro ‘mutirão’ de funcionários e professores que, mesmo sem receber salário (já que a medida pode ter consequências sobre os pagamentos que seriam efetuados na semana que vem), ajudarão a Secretaria a providenciar tais documentos. Informações sobre descontos, bolsas institucionais e outras serão transmitidas aos alunos, assim que tivermos ciência de como será realizada a transferência”.

Veja a nota da reitoria na íntegra:

A Universidade São Marcos desde a intervenção judicial ocorrida em setembro de 2011 e a nomeação de nova reitoria ocorrida em dezembro do mesmo ano tem se esforçado para reverter a situação que colocou a Universidade sob o risco iminente de encerrar suas atividades. Reitoria, professores e funcionários, a maioria sem receber salários, trabalham no sentido de diminuir o prejuízo causado anteriormente aos alunos e concretizar a continuidade da Universidade.

Apesar de vários eventos que ocorreram e que foram extremamente prejudiciais ao nosso trabalho, trabalhamos muito e o esforço foi sempre em conjunto.

Após muita procura, conseguimos utilizar um prédio que abriga os alunos de maneira satisfatória e todos puderam acompanhar o trabalho de muitos que se dedicaram e fizeram o máximo que podiam no sentido de deixar tudo de acordo com as regras públicas. O prédio existe, é real, as aulas estavam sendo ministradas e o calendário de reposição das aulas praticamente finalizado em São Paulo e finalizado em Paulínia.

Todo esse esforço teve o apoio dos alunos que continuaram na Universidade São Marcos, inclusive cancelando transferências e voltando para o curso de origem. Teve também o apoio de funcionários e professores que recuperaram documentos e informações perdidos anteriormente.

Hoje, por volta das 19h e 30min, soubemos, por um jornalista, a notícia do descredenciamento da Universidade. Logo em seguida, vimos no site oficial do MEC que a Universidade São Marcos havia sido descredenciada por esse Ministério.

Estamos esperando a publicação oficial da medida e, obviamente, obedeceremos o que for determinado.

Por esse motivo, não haverá aula na Universidade São Marcos e os documentos necessários à transferência dos alunos serão providenciados por um verdadeiro “mutirão” de funcionários e professores que, mesmo sem receber salário (já que a medida pode ter consequências sobre os pagamentos que seriam efetuados na semana que vem), ajudarão a Secretaria a providenciar tais documentos.

Informações sobre descontos, bolsas institucionais e outras serão transmitidas aos alunos, assim que tivermos ciência de como será realizada a transferência.

Lamentamos muito e agradecemos a todos que acreditaram no trabalho que estava sendo realizado por todos nós.

(Com informações da Agência Brasil)

Fonte: Uol Notícias

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.