Medo de agulha afugenta jovens da vacinação, segundo pesquisa
As mãos suam, a pressão cai e as pernas amolecem. Uma agulha de poucos centímetros é capaz de fazer o agente de organização escolar Victor Raphael de Paula Oliveira, de 22 anos, desmaiar. Pode parecer bobagem, mas o medo da picada foi apontado por 78% dos jovens de 11 a 24 anos como um dos motivos que afugentam as pessoas da vacinação. O dado é de uma pesquisa do Instituto Datafolha, que ouviu 854 jovens e 409 pais de jovens.
A última dose da vacina contra hepatite B, por exemplo, Oliveira deixou de tomar por puro medo.
– Desde criança, sempre dei trabalho para os meus pais. Tem uma lembrança que me marcou muito, de quando fui tomar uma vacina aos 15 anos. Precisei ir com o meu pai. Tive muito medo e o mal-estar foi tanto, que depois da vacina vomitei dentro da enfermaria.
O pavor se repete em exames de sangue e até em tratamentos dentários: ele chegou a passar por uma cirurgia dentária sem tomar anestesia só para se livrar da picadinha.
– O coração acelera, sinto frio, começo a tremer, meu corpo fica todo sensível, a pressão vai caindo aos pouquinhos, até que desaba totalmente. Uma vez, precisei fazer exame de sangue, mas desmaiei na sala de coleta e precisei ser levado para uma sala mais arejada.
Fonte: Agência Estado
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário