Menos de 1% das cisternas de polietileno em Pernambuco apresentam defeito, esclarece Codevasf

A 3ª Superintendência da Codevasf nos enviou uma nota para esclarecer denúncias sobre a qualidade das cisternas de polietileno. A Companhia explica que menos de um por cento das cisternas apresentaram defeito, já que das 6,5 mil cisternas instaladas em Pernambuco, apenas 30 demonstraram algum problema. Na nota, a Superintendência também destaca que o equipamento estimula a economia local utilizando a mão de obra de vários profissionais, como serventes e pedreiros.

Segue a nota na íntegra:

“Quando essa nova fase do programa começou no final do ano passado, início do ano atual, uma primeira leva de cisternas, cerca de 400, foram feitas e levadas para Araripina e Cedro. Entretanto, notou-se que algumas delas estavam tendo afundamento da parte de cima. Comprovado este problema, a diretoria da Codevasf se reuniu com a empresa que fabrica a cisterna e decidiu que um novo modelo seria feito, com a cúpula reforçada, e ainda estabeleceu que todas as cisternas que apresentassem problemas seriam trocadas sem nenhum ônus a Codevasf.

O novo modelo de cisterna não tem apresentado defeito. Fora isso, é importante atentar para duas coisas. A primeira é que apenas aquelas pessoas que têm algum problema se manifestam, por isso pode haver a impressão de que são muitos. Não são. Se for feita uma pesquisa em campo, se comprovará que a grande maioria está satisfeita com a peça. A segunda é questão numérica. São cerca de 6,5 mil cisternas instaladas em Pernambuco, e algo em torno de 30 obtiveram problema. Isso é menos de um por cento. Algo natural e dentro do esperado pra uma ação dessa grandeza.

Acerca das afirmações de que as cisternas de polietileno apresentam uma perda para a economia local, já que os moradores participam da construção da cisterna de placa, é importante salientar que o processo de instalação de cisternas de polietileno é feito com a utilização da própria mão de obra local, tendo no momento cerca de 250 pessoas, como serventes, pedreiros, motoristas e outros profissionais trabalhando no programa. Além disso, o processo de fabricação e principalmente de transporte das cisternas até os municípios beneficiados permite um fortalecimento da economia regional.

A Codevasf lembra ainda que o processo de instalação envolve a comunidade, e há um período de capacitação, quando os beneficiários aprendem a utilidade da captação da água da chuva, como ela se dá, os cuidados com a bomba e com a peça como um todo.

Quanto aos questionamentos a respeito da importância da velocidade na instalação da cisterna, já que a região semiárida passa por períodos de oito meses sem chuva e por isso não se justificaria tanta pressa, lembramos que essas cisternas poderão ser cheias com água de carros pipas ou de outras fontes hídricas, como adutoras, por exemplo. Aqueles que conhecem a realidade sertaneja sabem que quem tem sede tem pressa.

Codevasf em Pernambuco – 3ª SR”

Fonte: Blog do Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.