Mesmo com liminar, paciente em Goiás morre à espera de vaga em UTI

Morreu, na manhã desta sexta-feira, um homem de 44 anos que precisava de internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Goiânia. Rubens de Araújo, 44 anos, sofria de cirrose hepática e havia conseguido na Justiça uma liminar intimando a Secretaria Municipal de Saúde a disponibilizar um leito para o paciente, em hospital público ou particular.

Ele estava há sete dias internado no Centro Integrado de Assistência Médica Sanitária (Ciams) do Setor Urias Magalhães. Em estado grave, respirava com ajuda de aparelhos e precisava ser transferido para uma UTI.

Sem conseguir a vaga, a família procurou a Justiça. A liminar foi entregue na última quarta-feira (30), no gabinete do secretário municipal de Saúde e foi recebida por um procurador, que assinou o documento. Mas, segundo a família, nada teria sido feito e Rubens continuou no Ciams, onde acabou morrendo.

Abatida, a irmã de Rubens, Berenice de Araújo, demonstra o sofrimento de uma luta em vão. “Os servidores do Ciams Urias Magalhães tentavam o tempo todo e nada, a resposta era só negativa”, lamenta.

A família avisou que vai recorrer da decisão. “Dessa forma, eles estão desrespeitando a vida”, diz o advogado da família, Renato Beltrão.

Em nota, o coordenador da Central de Regulação, Fernando Machado, representante da Secretaria Municipal de Saúde indicado para falar sobre o caso, disse que Rubens de Araújo recebeu toda assistência no Ciams. Mas não foi possível cumprir a liminar porque os hospitais de referência, que poderiam prestar o atendimento, não tinham vaga em UTI.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.