Metade das capitais brasileiras pode ter prefeitos reeleitos em 2012

Em 13 das 26 capitais brasileiras, os atuais prefeitos terão a oportunidade de tentar mais um mandato neste ano. E as chances de vitória são boas. Para especialistas ouvidos pelo R7, com a máquina pública em mãos, esses governantes-candidatos levam vantagem sobre os adversários e saem na frente na corrida por votos.

Para o cientista político José Paulo Martins, da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), a eleição é o momento em que o prefeito pode apresentar à população o que fez pela cidade no período em que ficou no poder.

– [O prefeito] tem uma facilidade de recursos que os demais não têm. Depende também de como está a avaliação. Se ele tiver um bom índice de aprovação, esse cara é praticamente imbatível. Está reeleito e dificilmente perde, porque ao longo das campanhas [políticas] a tendência é que a avaliação do Executivo melhore. É o momento em que ele pode mostrar suas realizações.

A cientista política Helcimara Telles, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), lembra que em 2008, quando foram realizadas as mais recentes disputas municipais, o índice de reeleição foi de quase 100%. Naquele ano, 20 dos 21 prefeitos que podiam se manter no cargo alcançaram o objetivo.

Para 2012, Helcimara aposta em um quadro parecido. Além de todos os fatores que, normalmente, já favorecem o atual prefeito, como a verba para fazer propaganda de seus feitos e o apoio dos vereadores, ela ressalta que o bom momento vivido pela economia brasileira, embora não seja um fator tão determinante em uma eleição de nível local, ajuda muito.

Organizadora do livro Como o Eleitor Escolhe Seu Prefeito: Campanha e Voto nas Eleições Municipais, que trata das eleições de 2008 e foi escrito em parceria o cientista político Antônio Lavareda, a especialista explica que, em momentos de estabilidade, o eleitor tende a votar no atual prefeito em vez de apostar em novos nomes.

– A taxa de reeleição nas capitais, e até mesmo no interior, é alta, sobretudo porque a situação econômica no Brasil tende a ser positiva. Essa bonança econômica faz com que o eleitor vote em candidatos que representem o continuísmo. Facilita a reeleição.

Helcimara afirma que, se o governo federal vive um bom momento, com arrecadação em alta e contas em ordem, os repasses para os municípios também aumentam. Com o cofre cheio, os prefeitos investem em obras e ações voltadas à sua cidade.

– Este momento econômico leva os prefeitos a poderem investir mais em obras e na cidade em geral, pois quando o país cresce os municípios recebem mais recursos. É óbvio que isso faz com que o eleitor faça um julgamento positivo, beneficiando os prefeitos que tentam se manter no poder.

TV e propaganda

Também joga a favor do prefeito, segundo Martins, a formação e a manutenção de uma base ampla na câmara municipal. Na avaliação do professor, o apoio dos partidos representados no Legislativo da cidade pode garantir mais tempo na propaganda de rádio e TV, pois o espaço é dividido entre os candidatos de acordo com o tamanho das coligações.

Para Helcimara, o horário eleitoral pode até reverter uma avaliação negativa. Para ela, um caso emblemático é o do prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), que foi reeleito há quatro anos mesmo tendo uma avaliação bastante negativa durante seu mandato.

– Durante a organização do livro, percebi que mesmo o prefeito mal avaliado, por dispor de mais tempo no horário eleitoral gratuito, consegue mudar a avaliação negativa. O tempo maior sobre os concorrentes permite justificar alguns erros e fazer comunicação das obras e promessas que realizou no mandato. Os concorrentes têm que falar sobre o futuro. É uma coisa mais abstrata. Só vende esperança de mudança, enquanto que o prefeito oferece o passado e o futuro.

Entre as 13 capitais, onde pode haver reeleição, estão Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na capital do Rio Grande do Sul, o prefeito José Fortunati (PMDB) deve enfrentar a deputada federal Manuela D’ávila (PCdoB), que é bastante popular. Já Márcio Lacerda (PSB), prefeito de BH, pode perder o apoio do PT, pois firmou aliança com o PSDB.

No Rio, o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB) deve ser reeleito facilmente de acordo com o José Paulo Martins. Na opinião do cientista político, até o momento, não há nenhum candidato que possa ameaçar o peemedebista. São Paulo está entre as outras 13 capitais onde o prefeito não pode se reeleger, já que Gilberto Kassab (PSD) assumiu em 2006.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.