Metodologia com bons resultados

Uma rotina de estudos intensivos e de vivência dos conteúdos aprendidos em sala de aula. São a esses fatores que alunos e gestores das escolas pernambucanas mais bem colocadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atribuem os bons resultados alcançados nas avaliações do ano passado.

Com nota 8,1 no segundo ciclo do Ensino Fundamental, o Colégio de Aplicação (CAp/UFPE) obteve o melhor resultado do Brasil, pela terceira vez consecutiva. No ranking estadual, a Escola do Recife (UPE) e o Colégio Militar do Recife (Exército Brasileiro) vêm logo atrás, com notas 7,3 e 6,6, respectivamente. Os índices foram divulgados na terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

Os alunos do 1º ano Thainá Cavalcanti, 15, e Pedro Gomes, 16, estudam no CAp desde o 6º ano e dizem já estarem acostumados com um jeito diferente de aprender. Pesquisas científicas são uma prática comum em sala, bem como aulas de música, artes e teatro.

“Mas a diferença fundamental está no estímulo que os professores nos dão. Somos levados a pensar, a construir nossa aprendizagem”, conta Thainá.

“A gente constrói uma relação com os professores. Eles nos dão vez para opinar e descobrir o mundo. Tudo aqui é contextualizado”, completa Pedro.

Para fazer parte do corpo discente do CAp, os alunos passam por uma concorrida seleção. Atualmente, são 411 estudantes dos ensinos Fundamental II e Médio, orientados por uma equipe de 51 professores, quase todos mestres ou doutores. Alto nível que, para a vice-diretora da instituição, Adriana Rosa, tem sido determinante para os bons resultados. “Aqui, prezamos por tudo: desde a formação do professor até a quantidade de alunos por sala. Estimulamos muito o pensar crítico e a leitura”, relata.

Não é diferente na Escola do Recife, onde estuda Ruth Freitas, 17. Para a aluna do 3º ano do Ensino Médio, os bons resultados têm tudo a ver com a maturidade alcançada. “Quem entra aqui tem que passar por uma seleção. Ou seja, o aluno já vêm mais bem preparados. Foi assim comigo na antiga 5ª série. A partir daí, foi um processo contínuo de aprendizagem junto aos professores, que são, acima de tudo, nossos amigos“, explica.

Na Escola do Recife, a nota alcançada teve um gosto ainda mais especial. Das três primeiras colocadas em Pernambuco, a instituição foi a única que ultrapassou a meta específica es­tipulada pelo MEC, que era de 7,1. “A meta, em 2013, é de nota 7,3, mas quere­mos mais. Estamos fazendo parcerias com a Secretaria Estadual de Educação para alavancar o rendimento dos alunos das nossas escolas de aplicação”, acrescentou Carlos Calado.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.