Metrô de Fortaleza é inaugurado parcialmente
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O metrô de Fortaleza, em construção há mais de 12 anos, finalmente foi entregue à população da capital, de forma parcial, na tarde desta sexta-feira (15). O governador do Ceará, Cid Gomes, fez a viagem inaugural do transporte, que ligará a partir de segunda-feira (18) o município de Pacatuba ao bairro da Parangaba, em Fortaleza.
O funcionamento ainda está em fase de testes. Por enquanto estará em operação 15km do total de 24 km da linha Sul, que liga Pacatuba ao centro de Fortaleza. Inicialmente, o transporte acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. De acordo com Cid Gomes, o restante da linha entrará em fase de teste a partir do dia 15 de outubro deste ano, e a previsão é de que até março de 2013 a linha comece a operar comercialmente.
TREM – Até o momento o governo já tem oito das 20 composições de trens comprados de uma empresa italiana. Cada composição tem três vagões com 40 metros ao total, com capacidade para 445 pessoas, sendo 50 sentadas.
De acordo com Antônio Chalita, gerente de controle e tráfego do Metrofor, os trens do metrô de Fortaleza são do mesmo modelo já usado há cinco anos na Itália, e que fazem o percurso entre cidades turísticas do país como Nápoles e Pompeia.
A velocidade máxima de cada composição é de 120km/h, mas segundo o coordenador, o metrô só fará viagens entre 60 a 90km/h.
No período de testes, duas composições farão o percurso, com um intervalo de 20 minutos entre cada viagem. O sistema de integração entre o metrô e o terminal de ônibus da Parangaba ainda não estará funcionando, e somente em 2013 é que serão discutidas a possibilidade de uma passagem integrada.
O valor da passagem ainda não foi definido.
ATRASO – A viagem inaugural que partia da estação Carlos Benevides, em Pacatuba, teve um atraso de duas horas. O motivo foi uma viagem, de última hora, do governador a um encontro com a presidente Dilma Rousseff.
Durante a entrevista, o governador informou que a reunião foi para tratar de um repasse de verba de R$ 1,2 bilhão em investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Esse investimento, segundo Cid, será feito na economia do Estado, porém não foi definido se será na linha leste do metrô de Fortaleza ou se na obra do Acquário.
A verba faz parte de um pacote de repasse de R$ 20 bilhões do BNDES, considerado pelo Governo Federal a maior linha de crédito já criada. O objetivo é estimular a economia em cada estado e ajudar no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos anos.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário