Metrô de Fortaleza é inaugurado parcialmente

9bb5009ba765aa781da4b6d097385237.jpgO metrô de Fortaleza, em construção há mais de 12 anos, finalmente foi entregue à população da capital, de forma parcial, na tarde desta sexta-feira (15). O governador do Ceará, Cid Gomes, fez a viagem inaugural do transporte, que ligará a partir de segunda-feira (18) o município de Pacatuba ao bairro da Parangaba, em Fortaleza.

O funcionamento ainda está em fase de testes. Por enquanto estará em operação 15km do total de 24 km da linha Sul, que liga Pacatuba ao centro de Fortaleza. Inicialmente, o transporte acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. De acordo com Cid Gomes, o restante da linha entrará em fase de teste a partir do dia 15 de outubro deste ano, e a previsão é de que até março de 2013 a linha comece a operar comercialmente.

TREM – Até o momento o governo já tem oito das 20 composições de trens comprados de uma empresa italiana. Cada composição tem três vagões com 40 metros ao total, com capacidade para 445 pessoas, sendo 50 sentadas.

De acordo com Antônio Chalita, gerente de controle e tráfego do Metrofor, os trens do metrô de Fortaleza são do mesmo modelo já usado há cinco anos na Itália, e que fazem o percurso entre cidades turísticas do país como Nápoles e Pompeia.

A velocidade máxima de cada composição é de 120km/h, mas segundo o coordenador, o metrô só fará viagens entre 60 a 90km/h.

No período de testes, duas composições farão o percurso, com um intervalo de 20 minutos entre cada viagem. O sistema de integração entre o metrô e o terminal de ônibus da Parangaba ainda não estará funcionando, e somente em 2013 é que serão discutidas a possibilidade de uma passagem integrada.

O valor da passagem ainda não foi definido.

ATRASO – A viagem inaugural que partia da estação Carlos Benevides, em Pacatuba, teve um atraso de duas horas. O motivo foi uma viagem, de última hora, do governador a um encontro com a presidente Dilma Rousseff.

Durante a entrevista, o governador informou que a reunião foi para tratar de um repasse de verba de R$ 1,2 bilhão em investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Esse investimento, segundo Cid, será feito na economia do Estado, porém não foi definido se será na linha leste do metrô de Fortaleza ou se na obra do Acquário.

A verba faz parte de um pacote de repasse de R$ 20 bilhões do BNDES, considerado pelo Governo Federal a maior linha de crédito já criada. O objetivo é estimular a economia em cada estado e ajudar no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos anos.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.