Metrô não suporta demanda dos novos terminais integrados de ônibus. Por isso eles ainda não foram inaugurados
O governador Eduardo Campos afirmou nesta quinta-feira, durante inauguração das obras de requalificação da Estrada da Batalha, em Jaboatão dos Guararapes, que os terminais de ônibus de Cajueiro Seco (Jaboatão) e Tancredo Neves (Recife), integrados à Linha Sul do metrô, ainda não foram inaugurados porque o sistema metroviário não suportaria a nova demanda de passageiros, estimada em 105 mil usuários por dia.
Os TIs estão totalmente prontos há pelo menos dois meses, sem entrar em operação. Segundo Eduardo Campos, que tocou no assunto enquanto discursava, o metrô pediu que se esperasse a chegada de pelo menos um dos 15 novos trens previstos no pacote de investimentos para a Copa do Mundo de 2014.
Caso contrário, a demanda não seria atendida e a qualidade do serviço oferecido na Linha Sul teria uma grande queda. A Linha Sul, inclusive, ainda tem conseguido oferecer um pouco mais de qualidade no transporte do que o serviço da Linha Centro, onde a superlotação dos sistema nos horários de pico assusta. O metrô transporta, por dia, 260 mil passageiros.
Desses, 220 mil estão na Linha Centro, que liga o Centro do Recife por dois ramais: um para o bairro de Jaboatão Centro, em Jaboatão dos Guararapes, e outro para o bairro de Timbi, em Camaragibe. Mas a Linha Sul vem tendo um crescimento de passageiros assustador. Em um ano, chegou a crescer 75%.
A direção do metrô do Recife não confirmou nem negou que tenha pedido paciência ao Estado para iniciar a operação dos dois TIs da Linhas Sul. A assessoria de imprensa do sistema metroviário apenas informou que o primeiro dos 15 trens novos está previsto para chegar no próximo mês e que os restantes têm um cronograma escalonado entre fevereiro e novembro de 2013.
Na nota enviada, o metrô diz que, “após a chegada dessa composição, a empresa poderá ampliar a oferta de trens e melhor atender a demanda crescente da Linha Sul, além dos novos usuários provenientes dos terminais integrados”.
Fonte: Jornal do Commercio
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário