Ministro da Integração promete renegociar contratos da Transposição

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, prometeu rever os contratos das empresas construtoras, até janeiro do próximo ano, para retomar o ritmo das obras da Transposição do Rio São Francisco. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (16), ele reconheceu que o serviço está atrasado em alguns trechos e paralisado em outros, como a série de reportagem do NETV 2ª edição vem mostrando.

“Temos enfrentado dificuldade nos contratos, principalmente no Eixo Leste da obra, que engloba Floresta, Sertânia, Custódia e Betânia, cidades mostradas nas reportagens. O serviço ainda não está no ritmo que o Ministério da Integração deseja. Mas já estamos renegociando os contratos”, argumentou.

Fernando Bezerra Coelho explicou que o atraso no cronograma da obra é resultado de problemas com as construtoras. “Chegamos a fazer um grande acordo com os consórcios em fevereiro, quando a gente tinha a expectativa de chegar até junho com todos os saldos remanescentes licitados. Assim, a obra entraria em velocidade de cruzeiros, como expressou a presidente Dilma durante sua visita a Floresta. Ocorre que alguns consórcios construtores, mesmo tendo negociado, não puderam honrar os seus compromissos”.

O ministro da Integração Nacional citou a dificuldade com uma obra no Sertão do Estado. “Por exemplo, a Canter, que realiza o serviço na saída de Floresta. Acordamos a negociação e, na hora de assinar o contrato, vimos que a empresa não tinha garantias de assiná-lo. Não atendia a critérios pré-estabelecidos”

Segundo o ministro, atualmente, há 3.800 trabalhadores e mais 1.100 equipamentos na obra da Transposição. “No eixo em direção ao Rio Grande do Norte, a situação está normal. Temos duas frentes trabalhando 24 horas, fazendo estações elevatórias e túneis”, ressaltou.

Ainda de acordo com Bezerra Coelho, até o fim de dezembro, será publicado um novo edital para a obra que vai permitir o transporte da água da Barragem de Itaparica até a de Barro Branco, em Sertânia. “A Transposição é uma grande obra, com 400 quilômetros de canal, mas que vai continuar, pode ter certeza, porque essa obra é prioritária do governo Dilma”, disse o ministro da Integração Nacional.

Fernando Bezerra Coelho ressaltou que não há falta de recursos para a realização da Transposição. “Temos uma expectativa positiva de que vamos manter o cronograma anunciado. Queremos entregar as obras civis, uma parte no final de 2014, outra parte no primeiro semestre de 2015”.

Sobre um risco de superfaturamnete na obra devido a renegociações de contratos, o ministro disse que o governo tem tentado evitar porque só há novo acordo com os consórcios quando há necessidade. “Temos sempre observado um projeto básico e a realidade encontrada em campo. A gente está procurando dar ritmo a todos esses procedimentos para que a obra, de fato, esteja toda mobilizada. Queremos, a partir de março ou abril de 2012, experimentar um novo ritmo na extensão de todo o comprimento do canal, seja no Eixo Norte ou Leste.”

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.