Ministro diz, em PE, que responderá pedido de desculpa da Fifa na sexta
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
De passagem pelo Recife, onde visita nesta quarta-feira (7) as obras da Arena Pernambuco, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, confirmou ter recebido dois pedidos de desculpa encaminhados pela Fifa por causa da declaração do secretário geral da entidade, o francês Jérome Valcke, que na semana passada criticou a condução do Brasil em relação à organização do evento. Valcke utilizou uma expressão em francês que dizia que o país precisava ‘levar um chute no traseiro’ para acelerar as obras, o que causou revolta ao ministro Aldo Rebelo, ao ponto de fazê-lo pedir o afastamento de Jérôme Valcke da função de interlocutor da Fifa com o governo brasileiro.
Sobre os pedidos de desculpas, o ministro disse que só irá se posicionar se os aceita ou não quando retornar a Brasília, nesta sexta-feira (9), e conversar com a presidente Dilma Roussef. “Eu recebi uma carta do secretário geral da Fifa, em seguida, recebi outra carta, também com pedido de desculpas do presidente da Fifa [Joseph Blatter] e falei por telefone com o presidente da Fifa. Naturalmente na expectativa que esse incidente não voltasse a se repetir e que determinadas expressões não fossem mais usadas e o presidente da Fifa me garantiu que o episódio não voltará a se repetir”, disse o ministro.
Perguntado se acompanharia a comitiva da Fifa, na semana que vem em visita ao Recife, Cuiabá e Brasília, e que será liderada pelo secretário geral Jérôme Valcke, o ministro afirmou que ainda não decidiu. “Só quando voltar a Brasília é que vamos decidir. O governo brasileiro deseja manter um ambiente de cooperação com a Fifa, com os organizadores, e ao mesmo tempo também um ambiente de respeito mútuo. É isso que preside a orientação do governo brasileiro, que cuida do interesse do país e da população”, afirmou Rebelo.
O ministro também comentou sobre a decisão dos deputados da comissão especial que analisa o projeto da Lei Geral da Copa na Câmara, em Brasília, que aprovou a possibilidade de venda de bebidas alcoólicas durante o Mundial em 2014. “A decisão do congresso era razoavelmente esperada. É permitido o consumo de bebidas, desde que se proteja a saúde pública, a segurança e os menores de idade”, explicou.
Aldo Rebelo disse não ter preocupação sobre o risco da não realização do Mundial no Brasil. “Não há nenhum risco e o Mundial será realizado no Brasil como o maior evento de todos os tempos em relação à Copa do Mundo. Nós temos verificado, não apenas a construção dos estádios, a infraestrutura, capacidade hoteleira e tudo caminha para que o Brasil realize a Copa do Mundo não só como uma organização vitoriosa como acolher os turistas como nunca acolheu antes”, completou.
Fonte: G1 PE
Nenhum comentário