Ministros europeus devem discutir possível resgate a bancos espanhóis

Mulher passa em frente a fachada do Bankia, nacionalizado pelo governo espanholMinistros das Finanças da zona do euro devem discutir neste sábado um possível plano de resgate para os bancos espanhóis, segundo apurou a BBC.

Fontes da União Europeia dizem que o governo espanhol deve pedir formalmente uma ajuda ao seu sistema bancário, que passa por dificuldades para conseguir financiamento.

Até agora, a Espanha vem negando relatos de que um anúncio europeu de um plano de resgate para os bancos do país seja iminente.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que os bancos espanhóis necessitem de uma injeção de capital estimada em ao menos 40 bilhões de euros (cerca de R$ 101,5 bilhões).

O FMI afirmou na sexta-feira que um “teste de estresse” mostrou que o setor financeiro espanhol é bem administrado, mas “vulnerável”.

‘Expressão de vontade’

As autoridades europeias também vinham negando que a Espanha poderia pedir ajuda formalmente neste sábado.

Mas em uma entrevista a uma rádio portuguesa, o vice-presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio, disse que o pedido de ajuda deve ser feito logo.

“É esperado que a Espanha formule um pedido de ajuda exclusivamente para a recapitalização dos bancos”, afirmou.

“Tem de haver uma expressão de vontade para tal programa para os bancos espanhóis, e esperamos que isso aconteça de maneira tranquila”, disse.

O correspondente da BBC em Madrid Tom Burridge comenta que a Espanha vem sofrendo pressão da União Europeia para agir, possivelmente antes da temida incerteza que poderia ser gerada pelas eleições na Grécia no próximo fim de semana.

Auditoria

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, vem insistindo que qualquer decisão deverá ser tomada após os resultados de uma auditoria independente sobre o sistema bancário espanhol, que deverá ser concluída em duas semanas.

A auditoria deverá produzir um valor em dinheiro que seria necessário para apoiar os bancos espanhóis.

Um acordo para resgate poderia prever o repasse do dinheiro primeiro ao governo espanhol e depois aos bancos em dificuldades.

Como o governo espanhol já havia anunciado duras reformas financeiras, é possível que o eventual acordo traga condições menos duras que os acordos de resgate mais amplos feitos com Grécia, Portugal e Irlanda.

O possível pedido de ajuda aos bancos espanhóis deverá ser discutido em uma conferência telefônica entre os ministros das Finanças da zona do euro neste sábado.

‘Adversidades’

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou na sexta-feira que os líderes europeus terão que tomar decisões difíceis para afastar a zona do euro da crise.

Ele afirmou que os Estados Unidos apoiarão a Europa na implementação de soluções duras necessárias para resolver a crise em andamento.

Segundo Obama, uma nova recessão profunda na Europa teria um impacto sobre a economia americana.

O presidente americano afirmou que o futuro da Grécia na zona do euro é uma questão para o povo grego, mas, segundo ele, “mais adversidades” devem ser esperadas se o país escolher deixar o euro.

Os gregos devem ir às urnas no dia 17 de junho para tentar encerrar um impasse político para a formação de um novo governo. Os líderes da zona do euro afirmam que o impasse está minando a capacidade da Grécia de combater a crise econômica.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.