Moradores de áreas afetadas por enchentes correm mais risco de ter doenças infectocontagiosas

Moradores de áreas atingidas por enchentes não sofrem só com perdas materiais e, às vezes, humanas. Mesmo depois de trégua no clima chuvoso, vem o risco de contrair doenças infectocontagiosas como a leptospirose, hepatite A, tétano, diarreia aguda, vírus e parasitas, além de febre tifoide.

A diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Maria Cristina Megid, lista uma série de recomendações que podem evitar a contaminação por microorganismos que tendem a proliferar em situações como alagamentos.

O uso de botas e luvas de borracha quando não houver como evitar o contato com a água da enchente é uma dessas recomendações, além de tentar não manusear objetos sujos de lama. “Se não tiver bota e luva, a pessoa pode colocar dois sacos plásticos nas mãos e pés. Também é melhor não estar na água de bermuda e sim de calça, além de não deixar que as crianças brinquem nessa água”.

A médica também recomenda que alimentos e medicamentos que tenha tido contato com as águas da enchente, mesmo que fechados ou embalados, sejam jogados no lixo. Como aumenta a dificuldade de encontrar água potável em cidades atingidas por enchentes, a orientação é ferver a água de beber por um minuto e adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio para cada 2,5 litros de água.

Alguns cuidados são necessários na limpeza da casa e dos utensílios domésticos. Além de usar a proteção nas mãos e pés, conforme reforçou Maria Cristina, na limpeza dos ambientes, é recomendável usar escova, sabão e água limpa para a retirada da lama. Já no caso dos utensílios domésticos, depois de serem lavados com água e sabão, devem ser mergulhados por uma hora em uma solução desinfetante, composta de um copo de 200 mililitros (ml) de água sanitária e quatro copos de água. A solução também pode ser usada nos pisos, paredes, móveis e outros objetos, mas, nesse caso, a proporção da mistura é de 200 ml de água sanitária para um balde de 20 litros de água.

Os sintomas de algumas das doenças mais comuns que podem ser provocadas pela contaminação das águas das enchentes podem demorar 30 dias para aparecer. É o caso da leptospirose, causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana, levando até à morte. Os sintomas podem ser confundidos com os da gripe e a recomendação de Maria Cristina é que as pessoas de áreas afetadas por enchentes fiquem atentas no caso de apresentarem febre, dor muscular, náuseas e dor de cabeça. “Nesse caso, será preciso procurar um médico imediatamente e relatar que teve contato com alagamentos”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.