Morre ator e diretor Marcos Paulo

Faleceu na noite deste domingo, por volta das 21h, no Rio de Janeiro, o ator e diretor de televisão e de cinema Marcos Paulo, de 61 anos. Ele sofreu uma embolia pulmonar. Marcos estava em casa, na Barra de Tijuca, quando passou mal. A família tentou socorrê-lo, mas não houve tempo. Pela manhã, o ator havia chegado de Manaus, onde passou sete dias trabalhando.

Foi na Rede Globo que Marcos Paulo consolidou sua carreira, tendo participado do elenco de 37 novelas. Sua estreia no canal de televisão foi em 1970, com a novela Pigmalião 70, de Vicente Sesso, ao lado de Sérgio Cardoso e Tônia Carrero. Em seguida, trabalhou em Próxima Atração (1970), de Walther Negrão, e em Minha Doce Namorada (1971), de Vicente Sesso, sempre em papéis de galãs de boa-índole.

Na novela seguinte, entretanto, interpretou seu primeiro vilão: Rafa, o líder de uma gangue de motociclistas arruaceiros na novela O Primeiro Amor, de Walther Negrão.

Em 1978, já consagrado como ator, Marcos Paulo passou cinco meses nos Estados Unidos fazendo um curso de direção na New School. Quando retornou ao Brasil, estreou como diretor na novela Dancin’ Days, de Gilberto Braga, ao lado de Dennis Carvalho e José Carlos Pieri.

Mas a estreia como diretor nos cinemas só se deu em 2010, com o longa Assalto ao Banco Central, estrelado por Lima Duarte, Eriberto Leão e Giulia Gam. O filme foi lançado em julho de 2011, um mês depois da descoberta do câncer. Como ator de cinema, o último papel foi em Faroeste Caboclo.

Seus últimos trabalhos na televisão foram na direção do programa dominicial da Rede Globo Os Caras de Pau. Como ator, ele teve uma participação especial na novela Desejo Proibido, em 2008, como o doutor Tadeu.

Marcos Paulo sofria com um câncer no esôfago. O tumor foi diagnosticado em maio de 2011, seis meses após o ator e diretor ter feito exames periódicos. Fumante, o cigarro pode ter sido o principal causador da doença.

Em agosto do ano passado, ele passou por uma cirurgia para remover o tumor, após ter feito tratamento quimioterápico. No fim de outubro, Marcos Paulo realizou uma série de exames que apontaram uma saúde perfeita e a total remissão do tumor, de acordo com a assessoria de imprensa do Hospital São José, onde o processo foi realizado, no dia 31 de outubro.

Marcos Paulo Simões nasceu em São Paulo, em 1º de março de 1951, e foi criado no bairro do Bixiga. De acordo com o portal Memória Globo, ele era filho adotivo do ator, diretor, produtor e autor de TV Vicente Sesso. Foi casado com as atrizes Flávia Alessandra e Renata Sorrah e namorou uma modelo italiana. Atualmente, estava casado com Antônia Fontenelle. Deixa três filhas.

Da Redação com agência O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.