Mortalidade infantil tem importante queda no mundo desde 1990

WASHINGTON – O mundo fez avanços importantes e rápidos desde 1990 para reduzir a mortalidade infantil, demonstra um informe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que será publicado na quinta-feira. Segundo estimativas, o número de mortes de crianças com menos de cinco anos caiu de quase 12 milhões em 1990 para 6,9 milhões em 2011.

Os autores do estudo destacaram que estes avanços foram constatados em países de renda baixa, média e alta, o que significa que o nível de desenvolvimento econômico não é necessariamente um obstáculo para fazer recuar a mortalidade infantil. Entre os países mais pobres citados estão Bangladesh, Libéria e Ruanda, enquanto Brasil, Mongólia e Turquia estão entre os países de renda média e Omã e Portugal, entre os países com maior renda. De acordo com o Unicef, estes países conseguiram reduzir em dois terços os índices de mortalidade até os cinco anos entre 1991 e 2011.


Embora tenha comemorado os avanços, o diretor-geral da organização, Anthony Lake, lembrou que “milhões de crianças de pouca idade continuam morrendo anualmente por, na maior parte dos casos, doenças evitáveis para as quais há tratamentos eficazes ou acessíveis”. “Estas vidas poderiam ser salvas com vacinas, alimentação adequada, bem como com cuidados médicos elementares para crianças e suas mães”, insistiu.

A mortalidade de crianças menores de cinco anos se concentra cada vez mais na África subsaariana e no sul da Ásia que, juntas, somaram mais de 80% dos óbitos nesta faixa etária em 2011. Em média, uma criança em cada nove morre na África subsaariana antes dos cinco anos.
Mais da metade dos óbitos ocorreu por pneumonia e diarreia, que representam conjuntamente quase 30% das mortes de crianças com menos de cinco anos, em apenas quatro países: República Democrática do Congo, Índia, Nigéria e Paquistão, diz o informe. As doenças infecciosas atacaram de forma desproporcional os pobres e as populações vulneráveis que têm pouco acesso a cuidados e tratamentos preventivos, acrescenta o Unicef.

Desde junho, mais da metade dos governos do planeta renovaram o compromisso de combater a mortalidade infantil, destaca o estudo.
Em junho de 2010, a ONU pediu para transformar em prioridade o combate à mortalidade infantil e o fomento da saúde materna, temas contidos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que devem ser cumpridos até 2015.

Adotados no ano 2000, os oito objetivos incluem a redução à metade da pobreza, a redução das grandes pandemias, a queda da mortalidade infantil e do analfabetismo, bem como conseguir a igualdade entre os sexos, a melhoria da saúde materna e a proteção ao meio ambiente. O oitavo é a criação de uma associação mundial para o desenvolvimento.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.