MPPE recomenda que blocos de rua do Recife não desfilem nas prévias
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) anunciou na tarde desta segunda-feira (16) uma recomendação, expedida em conjunto por promotores de Justiça e um procurador de Justiça Criminal, para que blocos dos períodos pré e pós-carnavalesco não desfilem pelas ruas da cidade do Recife. Segundo a promotora Belize Câmara, há a possibilidade de os blocos buscarem o licenciamento junto à Prefeitura do Recife, caso garantam pré-requisitos como o direito de ir e vir do cidadão, combate à poluição sonora, segurança e ambulâncias.
Inicialmente, a recomendação foi direcionada aos blocos Chocalho do Neno, De Bar em Bar e Acorda Para Tomar Gagau, que tradicionalmente desfilam pelas ruas da Zona Norte do Recife. “O procedimento para esses blocos se deu por conta de denúncias de moradores da região, mas também é dirigido a todos os outros blocos. É necessário buscar o licenciamento, desde que garantam mobilidade, policiamento, proteção ao meio ambiente e outras coisas”, disse Belize Câmara.
A promotora afirmou que o MPPE entrará em contato com a Polícia Militar para atuar na questão do desfile dos blocos que não possuírem o licenciamento. As prévias são apontadas como causa de poluição sonora, destruição do patrimônio público e privado e a prática de outros ilícitos penais, a exemplo de agressões físicas e roubos. “A intenção não é acabar com o carnaval do Recife. Mas no período das prévias, a cidade funciona normalmente, com trânsito. Estamos apenas cumprindo a lei”, concluiu Belize Câmara.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Parabéns a todos os que fazem o MPPE! Adorei essa atuação, muito bom para a sociedade. Estamos cansados de tantos abusos. Basta o dia a dia e o carnaval!Vou contar um caso que aconteceu comigo. Um certo dia fui socorrer de taxi, minha filhinha com apena dois anos de idade, e encontramos uma prévia de um bloco no caminho, pedimos para passar, mas não fomos atendidos, pelo contrario, bateram no carro, subiram do capú, balançaram até que consegui sai do carro, em meio a mutidão com minha filha no braços doente critando apaforada. Dai, eu minha esposa e minha filha voltamos, e pegamos outro taxi e um caminho livre da baderna. Se fosse caso de morte! Que responderia?
é característico da cultura popular Pernambucana as prévias carnavalescas. O carnaval é patrimônio imaterial, tal qual o FREVO. Na minha opinião proibir a unica coisa que une rico e pobre, numa festa bela como o Carnaval Pernambucano é um desserviço do MPPE.