‘Não me sinto fora de moda’, diz blogueira após um ano sem compras

Joanna, Um ano sem  Zara (Foto: Arquivo pessoal)Há exatamente 365 dias, Joanna Moura, publicitária apaixonada por moda, não imaginava que mudaria seu jeito de pensar em relação às compras. “Comprava coisas sem pensar, era muito impulsiva”, diz.

A baiana de 27 anos, que mora em São Paulo há três anos, sempre gastou muito com roupas e, com a conta do banco no vermelho, viu a necessidade de economizar. Decidiu, então, ficar um ano sem comprar uma peça sequer.

Com a proposta de “ajudar as mulheres a viverem com seus armários”, ela criou o blog‘Um ano sem Zara’ no dia 3 de março de 2011 e tornou o desafio público. Neste sábado (3), ela começa uma nova fase do blog, após um ano e a missão cumprida.

“Arrumando meu armário, eu vi que tinha mais roupa do que eu era capaz de usar”, lembra. Um ano depois do desafio, a publicitária colocou as contas em dia e ainda conseguiu juntar dinheiro pela primeira vez na vida. “Uma das minhas maiores conquistas foi aprender a viver com o que eu tenho e com o que eu ganho, sem o susto do cartão de crédito no fim do mês”.

Mesmo após tanto tempo sem comprar roupas, Joanna não se sente fora de moda e jura que não repetiu nenhuma vez um look inteiro durante o desafio. A dica da publicitária é experimentar e exercitar a criatividade na frente do espelho. “Tem que fazer a roupa render e combinar com peças que você nunca imaginou. A moda é democrática e isso ajuda quem quer ficar um tempo sem comprar. Se você montar um look harmonioso, as pessoas vão achar bonito”, defende.

Joanna, Um ano sem  Zara (Foto: Arquivo pessoal)Para looks de verão e inverno, a publicitária misturou estampas, adaptou peças e passou o ano sem repetir nenhuma vez (Foto: Arquivo pessoal)

Além disso, os acessórios, a maquiagem e o penteado podem ajudar a criar diferentes visuais para compensar a falta de roupas novas. Durante uma viagem aos Estados Unidos, onde normalmente as roupas são mais baratas, Joanna controlou a vontade de comprar indo a lojas de produtos para o cabelo e maquiagem. “Não sabia me maquiar e nem cuidava do cabelo. Comecei a me interessar mais por isso e a me cuidar mais. Hoje acho que um batom vermelho anima qualquer look”, conta.

Sempre achei que a moda era tratada de maneira elitista, com um grande apelo ao consumo de luxo e me sentia abaixo da linha para discutir esse assunto”
Joanna Moura, autora do blog ‘Um ano sem Zara’

A repercussão do blog foi uma surpresa para Joanna e não demorou a aparecer leitoras fieis que se identificavam com a situação da publicitária. “Eu sinto que abri a cabeça das pessoas em relação à maneira que elas usam as roupas e mostrei que as peças podem ter usos diferentes”.

A surpresa maior foi quando leitores sem nenhuma relação com a moda passaram a acompanhar o desafio e a se interessar pelo assunto. “Sempre achei que a moda era tratada de maneira elitista, com um grande apelo ao consumo de luxo e me sentia abaixo da linha para discutir esse assunto. A minha iniciativa com o blog era abrir um espaço para todas as pessoas discutirem”, diz.

Joanna, Um ano sem  Zara (Foto: Arquivo pessoal)Uma das peças da última semana foi um vestido
longo que virou saia na nova combinação (Foto:
Arquivo pessoal)

A ideia deu tão certo que atualmente o blog tem por volta de 22.000 acessos por dia e a publicitária tornou-se inspiração para outras apaixonadas por moda.

Nesta última semana, os looks foram montados com peças conhecidas das leitoras e que deram bastante repercussão durante o último ano. Em relação ao último look, ela adianta: “vou seguir esse mesmo pensamento e montar algo com roupas que já usei muito”.

Nova fase
Após o fim do desafio, o blog ‘Um ano sem Zara’ terá uma nova proposta. “A ideia é mostrar uma nova consciência de compras com a tentativa de se vestir bem sem gastar muito, é uma nova fase para mim também”, revela Joanna.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a blogueira não vai sair às compras logo na sexta-feira. “Tenho mais consciência de onde estão os buracos no meu armário agora, não tem nada que eu acho que falte. É senso comum que meus sapatos estão muito acabados, então acho que vou precisar comprar em algum momento”.

O novo rumo do blog promete continuar ajudando as leitoras a se vestirem bem e vai abordar muito o custo-benefício das compras. “Por exemplo, se preciso de um casaco para o inverno, qual é o casaco que eu vou poder montar mais looks e que mais vai me ajudar? Quero começar a me aventurar em lugares novos, olhar para marcas que não estou acostumada. Será um novo desafio para mim”, afirma.

Fonte: G1

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.