Náutico faz 3×0 no Internacional em noite de Souza

O Náutico soube aproveitar as circunstâncias que o jogo lhe deu e venceu o Internacional por 3×0 neste domingo (4), nos Aflitos, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os três pontos valeram o 11º lugar e a proximidade cada vez maior de confirmar a permanência na primeira divisão em 2013. O time alvirrubro chegou aos 45 pontos, número considerado ideal por muitos. No entanto, a diferença para o 17º colocado, o Sport, é de nove, ainda inferior à quantidade de pontos em disputa: 12.

Para completar a noite perfeita, os comandados de Alexandre Gallo quebraram um tabu: nos dez jogos entre os dois times disputados nos Aflitos o time pernambucano ainda não havia vencido.

Muito provavelmente pela ansiedade de carimbar a permanência na Série A, os jogadores do Náutico começaram o jogo confundindo velocidade com pressa. Para chegar mais rápido ao gol adversário apelava para os lançamentos longos e chutar de qualquer jeito ao invés de trabalhar a bola com mais paciência.

Tanto que aos dois minutos e meio o time já tentara três vezes. Rogério e Patric carimbaram os adversários e Josa mandou por cima do travessão. Por sua vez o Internacinoal sentiu os desfalques e, por isso, não conseguia reter a bola no meio. Em alguns momentos a bola parecia quicar entre uma parede vermelha e branca (Náutico) e outra branca (Internacional).

O Náutico começou a perder terreno após a saída de Elicarlos aos 13 minutos. O capitão sentiu uma lesão no adutor esquerdo e foi substituído por Dadá. Como o jogador que entrou tem o instinto mais ofensivo que o titular, o meio de campo alvirrubro cedeu espaço e o Internacional passou a jogar mais no campo ofensivo.

Nesse equilíbrio, inclusive de falta de criatividade, o time da casa conseguiu abrir o placar aos 22 minutos. Rogério sofreu falta de Nei perto da área. Souza foi para a cobrança e acertou milimetricamente no ângulo direito, sem qualquer chance de defesa para Muriel.

O primeiro gol da partida não mudou o panorama de um lado nem do outro. O Náutico continuou sem conseguir dar sequência à maioria das jogadas, fruto da pouca participação de Rhayner e o Inter mantinha seu meio de campo muito longe dos atacantes, resultado da característica defensiva dos três volantes. Por isso, o segundo gol saiu novamente na bola parada.

Aos 32, Souza foi derrubado por Nei. Ele foi para a cobrança, no mesmo lado mas um pouco mais distante que o primeiro gol. Por isso, mudou a forma de bater. Escolheu mandar pelo lado da barreira. Deu certo. Ela tocou no obstáculo o suficiente para entrar no canto esquerdo.

Vendo a situação difícil, o técnico Fernandão mexeu duplamente na volta para o segundo tempo. Os insípidos Josimar e Lucas Lima deram lugar a Fabrício e Otávio. As mudanças fizeram o time gaúcho cuidar melhor da bola, principalmente com Fabrício, sempre dando opção de jogo.

O Náutico manteve sua postura de marcar forte a partir do meio de campo e tentar os contra-ataques. No primeiro deles, aos cinco minutos, Kieza chutou fraco para Muriel segurar. A segunda tentativa redundou em falta sofrida por Rhayner. Souza, o terror de Muriel foi para a cobrança e desta vez o goleiro levou a melhor. Voou no canto esquerdo e mandou a escanteio.

Aos 17, a bola parada funcionou outra vez. Kieza chutou prensado com Rodrigo Moledo e ganhou escanteio. Na cobrança, K9 estava sozinho, subiu com estilo e cabeceou no canto oposto do goleiro. O placar e o mau futebol conspiravam contra o Colorado. Mesmo assim, o técnico Fernandão não desistiu e mandou Rafael Moura no lugar de Cassiano.

Não adiantou nada. Tanto Rafael Moura quanto o próprio Leandro Damião foram praticamente espectadores privilegiados do jogo. O jogo, completamente controlado pelo Náutico, entrou num ritmo lento, do jeito que os donos da casa queriam. Damião só veio dar o ar da graça aos 42 minutos quando recebeu de Otávio, dominou no peito e chutou para fora.

Ficha do jogo:

Náutico: Felipe; Patric (Alison), Jean Rolt, Alemão e Douglas Santos; Elicarlos (Dadá), Josa, Souza e Rhayner; Rogério (Araújo) e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo.

Internacional: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Ygor, Guiñazu, Josimar (Fabrício) e Lucas Lima (Otávio); Cassiano (Rafael Moura) e Leandro Damião. Técnico: Fernandão.

Local: Aflitos. Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (Fifa-MG) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE). Gols: Souza, aos 22 e 32 do primeiro tempo. Kieza, aos 17 do segundo. Cartões amarelos: Dadá, Jean Rolt, Rodrigo Moledo, Índio e Leandro Damião.

Fonte: Blog do Torcedor

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.