Nesta segunda, feras da UPE farão provas de matemática, biologia, geografia e filosofia

Nesta segunda-feira (26), os feras que fazem o vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE) enfrentam provas de matemática, biologia, geografia e filosofia. Serão 58 questões no total. A principal recomendação é sair de casa mais cedo, pois como segunda é dia útil haverá mais veículos circulando pelas ruas, o que pode resultar em engarrafamentos em alguns pontos do Grande Recife. O concurso acaba na terça com provas de história, química, física e sociologia.

No domingo, o concurso ocorreu sem problemas. Dos 41.551 inscritos, 7.726 faltaram as provas de redação, língua estrangeira e português, o que representou abstenção de 18,58% (ano passado ficou em 18,26%). Quinze estudantes foram eliminados. Catorze porque estavam com telefone celular, identificados através de detectores de metal (10 em Petrolina, um em Garanhuns, um em Jaboatão e dois no Recife). “Registramos um caso inédito de um estudante que estava com uma apostila de um cursinho pré-vestibular embaixo do caderno de provas”, contou Izabel Avelar, presidente da comissão do vestibular e pró-reitora de graduação da UPE. O jovem fazia o teste na Escola Estadual Santos Dumont, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Sobre o percentual de abstenção, Izabel considerou dentro da média. “Ficou parecido com o do ano passado”, destacou.

Na prova de redação, havia duas opções de tema: “Fome no contexto social brasileiro: discussão antiga, problema atual” e “Não dá para silenciar diante da injustiça e da violência”. O estudante teve que escolher um deles e redigir uma dissertação entre 20 e 30 linhas. Na primeira opção constava um fragmento de texto de apoio que citava o geógrafo Josué de Castro e o sociólogo Herbet de Souza. Na segunda opção de tema foi colocada uma frase do americano Martin Luther King.

Cem professores farão a correção das redações, trabalho que deve começar depois que todos os gabaritos passarem por leitura ótica, o que acontecerá a partir de sexta-feira. Só terá a redação corrigida o candidato que se livrar do ponto de corte. Cada texto passa por dois avaliadores e um revisor. Como acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), caso haja discrepância de mais de dois pontos entre as notas dos dois professores, a dissertação passa por uma nova correção e segue também para avaliação da coordenação do concurso.

Conforme o manual do vestibular, o listão deve ser divulgado até 30 de janeiro de 2013. A comissão pretende liberar o resultado juntamente com o listão do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), cujas provas ocorreram duas semanas atrás. Ao contrário do que foi publicado na edição do JC de ontem, a UPE não usará a redação do Enem no vestibular do próximo ano. “O que está acertado é que nosso vestibular terá duas fases, sendo o Enem a primeira etapa. A segunda fase será realizada pela própria universidade, com aplicação de redação própria”, explicou Izabel Avelar.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.