No debate da Abralatas, Geraldo Julio promete reaproveitar 100% do material reciclável ou reaproveitável do Recife
No final da manhã desta terça-feira (7), em debate promovido pela Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas) com seis dos oito postulantes à Prefeitura do Recife, o candidato Geraldo Julio (PSB) exaltou sua passagem no Governo do Estado para afirmar que é, sim, compromissado com projetos de reciclagem. O socialista estabeleceu a meta de reciclar ou reaproveitar 100% dos resíduos possíveis.
Assim como todos os candidatos presentes, Geraldo confirmou a intenção de adotar parcerias com cooperativas de catadores para o recolhimento de lixo no Recife. O candidato afirmou que é “comprimissado com isso em toda a vida” e lembrou seus feitos no Governo do Estado.
“Eu já consegui isso (a parceria). Criei o Recicla Pernambuco, já fiz parceria para coleta na Fenearte e capacitei 18 mil pessoas em educação ambiental em um ano, em Suape, que é também fiz o porto mais verde do Brasil.”
Entre as propostas apresentadas para os catadores presentes no debate, estão a construção de três centros de comercialização de matéria reaproveitada e a adição de mais dez caminhões de coleta seletiva circulando no Recife.
“Quero ampliar os caminhões de coleta seletiva de dois para 12. Recebi propostas do PV para viabilizar compra de pequenas motocicletas para tração”, afirmou Geraldo, que também atacou a Prefeitura pela lentidão no andamento de algumas obras.
“Quero viabilizar a construção de três centros de comercialização de matéria reaproveitada. Há algum tempo deveria ter saído isso. Tem gente com má fé nesse meio do caminho.”
Questionado sobre o uso de incineração do lixo, Geraldo afirmou que não está nos seus planos a utilização de tal recurso. “Assumimos o compromisso de aproveitar 100% do material reciclável ou reutilizável. A incineração só será utilizada em última alternativa.”
“No Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o Governo Federal afirma que dará prioridade ao repasse de recursos do PAC para os municípios que têm parceria com as cooperativas e associações. Então vamos, sim, afotar essas parcerias. Quero também integrar sistema de coleta, triagem e seleção, tratamento e destinação final dos resíduos. Também vamos fazer disso uma responsabilidade compartilhada entre sociedade, empresários, produtores…”
“O Recife ainda pode produzir adubo através da compostagem. Quero que a política do lixo seja a política do “ganha-ganha”. Ganha a iniciativa privada, ganha a população, ganha o Governo”, finalizou o socialista.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário