No Egito, Hillary apoia novo líder e pede transição pacífica rumo à democracia

Hillary (esq.) e Mursi | Foto: AFP

Em visita ao Egito, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, manifestou apoio ao recém-eleito presidente Mohammed Mursi e pediu que o país mantenha uma transição pacífica rumo à democracia, recomendando que os militares fiquem encarregados apenas da segurança do país.

Em coletiva de imprensa no Cairo, Hillary julgou ser crucial que “os militares retornem ao seu papel único de garantir a segurança do Egito”, em clara mensagem ao Conselho Supremo das Forças Armadas (Casf), que pouco antes da nomeação do novo presidente dissolveram o Parlamento e esvaziaram o poder Executivo, assumindo ainda papeis legislativos.

Após a reunião com o presidente, ela reiterou o apoio de Washington a uma “transição total a um regime civil”, e disse que os egípcios têm o direito de ter o governo pelo qual votaram.

As eleições que deram à vitória a Mohammed Mursi, que pertence à Irmandade Muçulmana, foram as primeiras da História do país e ocorreram mais de um ano após a revolução que derrubou o ex-líder Hosni Mubarak, que governou o Egito com mão de ferro por mais de 30 anos.

“Eu vim ao Cairo para reafirmar o forte apoio dos Estados Unidos ao povo egípcio e à sua transição democrática. Nós queremos ser um bom parceiro e queremos apoiar a democracia que foi atingida por meio da coragem e do sacrifício do povo egípcio”, disse.

Mudança

Jon Leyne, analista da BBC no Egito, relembrou que não muitos anos atrás, outro secretário de Estado americano declarou que Washington não conversava com a Irmandade Muçulmana, e que jamais o faria.

Desta vez, no entanto, os EUA, sob a administração de Barack Obama, foram rápidos em se engajar com o novo presidente –aceitando o inevitável e tentando se situar da melhor forma neste cenário.

A Irmandade Muçulmana tem repetidamente reforçado que não quer ser isolada internacionalmente, sobretudo porque o país depende fortemente do comércio exterior e do turismo.

Hillary deve se encontrar ainda com o marechal Mohammed Hussein Tantawi, chefe das Casf, neste domingo.

Questionada sobre o que diria a Tantawi, a chefe da diplomacia americana disse que deveria deixar claro que os EUA recomendam o retorno das Forças Armadas a um “papel puramente militar”.

Disputa de poder

A visita de Hillary chega dias após a disputa entre a Suprema Corte, o presidente Mohammed Mursi e as Forças Armadas.

Na terça-feira a mais alta corte egípcia reiterou a decisão dos militares de dissolver totalmente o recém-eleito Parlamento composto em sua maioria pela Irmandade Muçulmana.

Na prática, o anúncio anula um decreto de Mursi no qual ordenara que o Parlamento fosse reconvocado.

Nas ruas e na praça Tahrir, epicentro da revolução que no ano passado derrubou Mubarak, milhares cantaram slogans contra os militares e a Justiça e em apoio ao presidente.

Para Jon Leyne, analista da BBC no Cairo, a decisão da Suprema Corte representa muito mais um desdobramento da tentativa do país de se ajustar a uma nova configuração de poder do que o início de um confronto aberto.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.