No Líbano, Papa Bento XVI defende liberdade religiosa

O Papa Bento XVI defendeu neste sábado no Líbano a liberdade religiosa como “um direito fundamental”, em discurso diante dos líderes políticos e religiosos do país, após ter se reunido com eles no palácio presidencial de Baabda.

“Viver livremente sua própria religião sem colocar em perigo a vida e a liberdade deve ser possível para todos”, disse o pontífice, que chegou ontem ao Líbano na primeira visita ao país em seus sete anos de papado. Em sua opinião, “a liberdade religiosa tem uma dimensão social e política indispensável para a paz. Promove a coexistência e uma vida harmoniosa por seu compromisso comum ao serviço das causas nobres. A busca da verdade não deve se impor pela violência, mas pela força da verdade, que é Deus”.

Joseph Ratzinger viajou ao Líbano em um momento de tensão no Oriente Médio pela crise na Síria e os protestos contra um vídeo considerado ofensivo ao profeta Maomé pelos muçulmanos. “Por que Deus escolheu esta região? Por que vive na tempestade? Me parece que é para que sirva de exemplo e seja testemunha diante do mundo da possibilidade de que o homem possa viver seu desejo de paz e reconciliação de modo concreto”, opinou. Nesse sentido, considerou que o Líbano deve, “hoje mais que nunca, ser um exemplo”, já que o cristianismo e o islamismo conviveram durante séculos no país.

O papa, que terminou seu discurso com um “salam aleikum” (“que a paz esteja convosco”, em árabe), defendeu uma “sociedade plural, de respeito mútuo, convivência, conhecimento do outro e diálogo contínuo. Já o presidente do Líbano, Michel Suleiman, ressaltou em seu discurso que no país todos entraram em um acordo para evitar as repercussões do que ocorre na região e preservar a estabilidade.

“A democracia não pode ser alcançada nos países da região se os cristãos não participam da vida política”, disse Suleiman, que manifestou o desejo de que no Líbano ocorram “reformas e direitos para as povoações dos países árabes, mas longe do ódio e da violência”. O presidente expressou a determinação de seu país de ajudar os refugiados sírios, pediu uma “solução justa” do conflito árabe-israelense e rejeitou mais uma vez o assentamento definitivo dos deslocados palestinos em território libanês porque eles “têm direito a retornar aos seus lares”. Dirigindo-se ao papa, Suleiman afirmou que Bento XVI veio “como mensageiro da paz. Somos conscientes que sua visita contribuirá para evidenciar o papel do país (o Líbano) no diálogo das civilizações”.

Após as reuniões com as autoridades do país, Bento XVI deve almoçar com os patriarcas e bispos do Líbano, assim como com membros da Assembleia do Sínodo para o Oriente Médio. Depois, irá para a sede do patriarcado maronita em Bkerke para celebrar um encontro com os jovens. Ontem, o papa assinou a Exortação Postsinodal (documento final) do Sínodo de Bispos para o Oriente Médio e pediu a paz para a região.

Fonte: Terra

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.