No Recife, Ceasa comemora 50 anos com expansão
Uma pequena cidade dentro do Recife. Assim é o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco, mais conhecido como Ceasa, que completa 50 anos na terça-feira (16). Movimentado, o local, que agora ganha mais dois galpões, nunca fecha e, em média, recebe 40 mil pessoas todos os dias, entre comerciantes e clientes. A rotina começa ainda na madrugada, não existe horário fixo para quem trabalha para alimentar a população.
Para aguentar o trabalho puxado, a disposição e o bom humor são extremamente necessários. Até o coentro ganhou uma música, “Assim você mata o papai”, sucesso do grupo Sorriso Maroto. E quando o cansaço bate, nada como parar um pouco, afirma o vendedor Inácio Francisco da Silva: “Cheguei aqui às dez da noite, aí tive que tirar um cochilo”.
Entre empregos diretos e indiretos, são 36 mil. No corre-corre, gente que carrega, compra, vende e transporta. Entre o fluxo, alguns visitantes e alimentos vêm de longe, como o caminhoneiro Volmir Belatto: “Vim de Santa Catarina, quatro dias de viagem para trazer maçãs”.
Na grandiosa estrutura do Ceasa, é possível encontrar de tudo: frutas, legumes, hortifrutigranjeiros e cereais. Com 580 mil metros quadrados, 34 galpões e 1.330 mil pontos de venda, o Centro de Abastecimento não para. Por mês, o local vende 80 mil toneladas de alimentos, negócios que geram, em média, R$ 160 milhões.
De acordo com o gerente da Ceasa, Gildo Thomaz, o crescimento deve continuar, e as novas unidades do Centro de Abastecimento já estão prontas. “Com o aumento da comercialização, do volume comercializado pela Ceasa, houve a necessidade do crescimento, com a construção de mais dois galpões”, explicou.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário