No Recife, presídio terá bloqueador de celular a partir desta quarta-feira
A partir desta quarta-feira (11), será implantado no Presídio Aníbal Bruno, localizado no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, um equipamento especial que bloqueia o sinal de aparelhos celulares. A tecnologia impedirá que os detentos se comuniquem com pessoas fora da unidade prisional e comandem ações criminosas. Pernambuco será o primeiro estado a receber a tecnologia, que vem de Israel e funciona em 80 países. O sistema passará por um teste durante 60 dias para ser verificada a eficiência do bloqueio.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira, o secretário-executivo de Ressocialização, Coronel Romero Ribeiro, afirmou que o dispositivo é ferramenta importante e vai ajudar a segurança pública do estado. A tecnologia irá bloquear todos os celulares do presídio. A comunicação entre funcionários e agentes será feita através de rádio de comunicação e telefone fixo. “A partir de hoje, estamos lançando uma portaria para cumprimento de uma lei federal de 2009 que proíbe qualquer pessoa entrar com celular em unidade prisional. Com essa medida, vamos aumentar o controle geral”, afirmou Ribeiro.
O novo serviço não deve prejudicar os moradores que residem próximos ao presídio. “O nosso compromisso é não ter nenhum problema com a sociedade. O objetivo é melhorar a segurança pública”, disse o secretário. A meta da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) é, posteriormente, ampliar a tecnologia para outros presídios do estado.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário