No Recife, TRF-5 diz que centro de transplante deve continuar fechado

Mais um capítulo da polêmica sobre o fechamento do Centro de Transplante de Medula Óssea do Hemope (CTMO) ocorreu nesta quarta-feira (8). O desembargador federal Bruno Leonardo Câmara Carrá, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), emitiu um relatório defendendo que o centro deve continuar fechado. A decisão do desembargador foi tomada a partir da análise do agravo de instrumento feito no último dia 2 de fevereiro pelo governo do estado. A 1ª Vara da Justiça Federal havia determinado a reabertura da unidade a partir de uma ação popular ajuizada pelo médico Antônio Jordão e pela diretora de Educação e Captação dos Amigos do Transplante de Medula Óssea (Atmo), Liliane Peritore.

A decisão divulgada nesta quarta-feira (8) não encerra o caso. De acordo com Thiago Norões, o relator deve agora intimar os autores da ação popular (Liliane Peritore e Antônio Jordão) para se manifestarem sobre o agravo, apresentando suas contra-razões antes do caso ser julgado – ainda sem data definida – pela 4ª turma do TRF, composta por três desembargadores.

“Esta decisão é de um desembargador e nós estamos prontos para defender nossos argumentos com os 15. Vamos entrar na justiça tantas vezes quanto for necessário. Se perdermos aqui, vamos a Brasília, mas o CTMO tem que ficar aberto”, afirma Liliane Peritore. “Nossa ação é extremamente ampla. Isso o governo não diz. Defendemos que a expansão deve acontecer no Hemope ou no Hospital Oswaldo Cruz, que são hospitais públicos, ao contrário do Hospital do Câncer, que é particular”, afirma.

Argumentos
Para emitir o parecer, o magistrado acata os argumentos fornecidos pelo governo e corroborados pela Procuradoria Geral do Estado: baixa produtividade e impossibilidade de expansão de leitos na área. Segundo o governo, o Hospital Português, alternativa oferecida, possui qualidade superior, possiblidade de aumento no número de leitos e redução de custos de internação. A decisão do magistrado também reconhece a importância da construção do novo centro – no Hospital do Câncer, com conclusão prevista para 2013. Em sua argumentação, o desembargador afirma que a medida tomada pelo estado é constitucional – está, segundo o texto, “acompanhada por uma série de notas técnicas, firmadas por profissionais com expertise no tema”.

De acordo com o procurador geral do estado, Thiago Norões, 16 transplantes de medula foram realizados em pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde ao Hospital Português no período de dezembro de 2011 – quando o CTMO foi fechado – a janeiro de 2012. No período equivalente do ano anterior, houve 12 procedimentos deste tipo no CTMO. O aumento foi de 33,3%. Segundo ele, a fila de espera era de 25 pacientes em novembro de 2011 e agora – dois meses depois da mudança de local – há oito pessoas na fila.

“Mantenho o que venho dizendo. Tenho a firme convicção de que o agravo será provido, terá sucesso. Porque os fundamentos da ação e a da decisão que acaba de ser suspensa são frágeis. Não há razões técnicas suficientes para anular a decisão da secretaria de saúde”, afirma Norões.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.