No Twitter, blecaute reaviva preconceito contra o Nordeste

O blecaute, que atingiu o Norte e Nordeste brasileiros, no fim da noite desta quinta-feira (25) e que se estendeu pela madrugada desta sexta-feira (26), gerou burburinho nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, quem acompanhou a hashtag “#apagao” – uma das principais na lista dos trend topics – pôde observar um “show” de preconceitos contra o Nordeste.

Os primeiros internautas começaram a tuitar sobre a situação de seu estado. Em poucos minutos, os comentários pejorativos começaram a aparecer: “Tão dizendo que a gente fala mal do Nordeste mas vai pra lá nas praias,e como se vocês não viessem procurar emprego aqui. hipócritas #apagao (@legalvoces); “Aproveitando o #apagao em MA, CE, BA, MG, PE, PB, RN.. gostaria de lançar candidatura. PROMETO VELAS O ANO INTEIRO A TODOS DESSES ESTADOS! (@AdryanMiguel)”; “Vocês sabiam que a garotada no Nordeste não comemora quando falta luz e sim quando tem água? #apagao (@luciencc)”.

O Governo Federal também não foi poupado da sabatina no Twitter: “#Apagão: Presidente Dilma Rousseff, criativa como sempre, acaba de lançar o programa “Meu vagalume, minha vida”. (@o_colecionador)”; “Parabéns presidenta Dilma. Depois de privatizar Vossa Excelência continua imitando FHC, com #Apagão (@FcoRamis)”.

Os comentários preconceituosos geraram uma outra hashtag “vivaonordeste”, quando internautas começaram a rebater – em alguns casos também de forma ofensiva – a maneira discriminatória com que a região foi debatida nesta rede social durante e após o apagão. A tag está, durante a manhã desta sexta-feira (26), no primeiro lugar da lista dos trend topics. “Melhor ficar sem luz por 3 horas, do que perder tudo em enchente e vim pedir arrego aqui no nordeste. #apagao #VivaoNordeste (‏@rodrigolimajp)”; “Esse #apagão serviu pelo menos p/eu enxergar melhor como minha cidade é linda à luz do luar. #VivaoNordeste (‏@nubiapassos)”.

DENÚNCIA
É possível denunciar esse tipo de preconceito social nas redes, através do Ministério Público Federal (MPF). “Qualquer cidadão, autoridade pública, entidade civil, organização não-governamental e órgão público pode acionar o MPF. Para isso, basta comunicar à instituição os fatos ilícitos de que tenha conhecimento”, informa o portal do órgão (http://www.prpe.mpf.gov.br/).

O cidadão pode ir pessoalmente à unidade do seu estado e levar a denúncia por escrito, munido dos documentos comprobatórios, ou através do site, no ícone “Acione o MPF”. A pessoa também pode comparecer ao órgão e narrar os fatos verbalmente para um servidor, que fará a transcrição do caso.

De acordo com a assessoria de comunicação do MPF, ao dar entrada na denúncia, o cidadão receberá um número de protocolo, permitindo que ele acompanhe o andamento do processo. O órgão vai analisar a acusação para avaliar se cabe ou não a adoção de alguma medida extrajudicial ou judicial contra o internauta que promoveu o preconceito.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.