No Vale do São Francisco, PRF apreende um carro por dia com propaganda eleitoral irregular
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está intensificando as fiscalizações no Vale do São Francisco com o objetivo de coibir os abusos na campanha eleitoral e fazer valer as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A situação mais comum encontrada pelos policiais nos últimos dias é a plotagem total, que altera as características do veículo e é considerada infração grave pelo CTB.
O inspetor chefe da 6ª Delegacia da PRF, Paulo Lima (foto) informou, em seu blog, que todos os dias pelo menos um veículo no Vale do São Francisco é apreendido pela PRF com propaganda eleitoral irregular.
Os principais casos envolvem carros totalmente plotados com propaganda de candidatos e com os vidros parcial ou totalmente cobertos por películas, painéis e pinturas. As duas situações configuram infração grave punida pelo Código com apreensão do veículo, multa de R$ 127 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo Lima, cobrir o veículo com propaganda de qualquer tipo é o mesmo que adulterá-lo ou alterar suas características originais. “Se ele se envolve em uma ocorrência, por exemplo, basta o infrator desplotar o veículo e não há como provar que era ele”, destaca o inspetor. Dos veículos apreendidos esta semana, um tinha cor original prata e outro azul. Com a plotagem, ficaram totalmente verdes.
Outras infrações
Nas rodovias federais que passam pelo perímetro urbano de Petrolina – BR 407 (Honorato Viana) e BR 428 (Sete de Setembro) – também é frequente flagrar carros de som com velocidade inferior à mínima permitida. “O som é muito alto e há casos que configuram crime ambiental”, explica o inspetor.
Outra situação frequente é a de autênticos trios elétricos improvisados nas carrocerias de caminhonetes. De acordo com o inspetor, nesses casos, as dimensões laterais são alteradas. Para instalar equipamentos de som semelhantes aos de trios elétricos e alterar as dimensões do veículo, o proprietário precisa de autorização especial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – no caso, em Petrolina, a 8ª Ciretran. .
Nos pátios de postos da PRF também há veículos sem condições de trafegar, com pneus lisos e sem equipamentos de segurança, todos apreendidos fazendo propaganda eleitoral. “Já houve também flagrante de condutores dirigindo sem habilitação e outras infrações de trânsito. Muitas vezes a pessoa está sem dinheiro e põe o carro a serviço do candidato, que também não se preocupa com a regularidade do veículo”, afirma o inspetor.
Fonte: Blog Carlso Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário