Nordeste brasileiro volta a sofrer com males causados pela seca
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Velho drama da região, a estiagem traz sede e fome para os bichos e as pessoas. Sem chuva, não dá para plantar e os reservatórios desaparecem como miragem. As conseqüências do período de estiagem são graves, mas há providências sendo tomadas para que tantos nordestinos não tenham sua rotina transformada em calamidade.
O mapa da primeira grande seca do século 21 é assustador. Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, 769 municípios do nordeste estão em situação de emergência e 4 milhões de pessoas sofrem com os efeitos da estiagem. Apenas na Bahia, 214 cidades estão em emergência.
Diante do chão sem plantas e dos animais emagrecendo e morrendo aos poucos, o pecuarista José Lopes Bezerra confessa: “Quando chego aqui os olhos enchem d’água”. A tristeza e o choro tem razão de ser. Há 50 anos não se via uma seca tão intensa. O lamento de agricultores e de autoridades é o mesmo.
“Fazer o que? Rezamos pedindo chuva. Nos resta recorrer a Deus”, diz o produtor rural Waldemir Teles.
“É a primeira seca em muitos anos que não há mais o fenômeno El Niño. Com ele, o normal seria que neste período chovesse de 20% a 25% abaixo da média. Sem, agora estamos com 75% abaixo”, informa Júlio Zoé, presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco.
Fonte: Plenário A Notícia Agora
Nenhum comentário