Nova Lei Seca muda hábitos de motoristas em Pernambuco

Um ano atrás, a Lei Seca mudava de cara em Pernambuco. Depois de três anos de criação no País, passava por uma reformulação no Estado, virando programa de governo e, consequentemente, ganhando força política para operar. Resultado: mudou hábitos. Fez com que um número grande de motoristas pensassem duas vezes antes de assumir o volante tendo consumido bebeida alcoólica. Os números estão aí para comprovar. Dos 215 mil motoristas abordados nos dez primeiros meses da nova Lei Seca (dezembro de 2011 a outubro de 2012), apenas 8.317 foram autuados por alcoolemia. Ou seja, menos de 4% do total de condutores que fizeram o teste do etilômetro. É um avanço.

A Secretaria Estadual de Saúde, que desde dezembro de 2011 assumiu a gestão da operação, ainda não fechou os dados dos primeiros 12 meses, embora a nova Lei Seca esteja completando um ano hoje. Pelos dados computados até outubro, as blitzes, de fato, incorporaram a missão de abordar o maior número possível de motoristas. O princípio da Lei 11.705, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de submeter ao teste de alcoolemia apenas aqueles condutores que estivessem com sinais de embriaguez, foi ignorado pelas equipes que compõem a nova Lei Seca pernambucana. E, aí, os números de motoristas submetidos ao teste aumentou impressionantemente. Em dez meses, chegou a 206.689. Entre os motoristas, é comum se referir ironicamente às blitzes afirmando que “até poste é parado e submetido ao teste do etilômetro”.

Antônio Carlos Figueira, secretário estadual de Saúde e o homem que conseguiu fortalecer a Lei Seca em Pernambuco, explica que a concepção de convidar para o teste todos os condutores parados pelas equipes foi evitar privilégios. “Nossa intenção é dar um tratamento igual para todos, acabando com as antigas carteiradas. É tanto que, nesse primeiro ano, já tivemos algumas personalidades da sociedade, dos mais variados segmentos, paradas, convidadas a fazer o teste e autuadas, sem denúncias na ouvidoria. Antes de implantar o novo modelo, fui ao Rio de Janeiro para conhecer a eficiência deles e esse método era uma das razões do sucesso da operação. Quando você deixa a escolha para o agente, corre o risco de um tratamento diferenciado”, defendeu o secretário.

Como política de governo, a nova Operação Lei Seca teve o mérito de ganhar reforço nas equipes, especialmente de policiais militares, fundamentais para impor respeito junto aos motoristas – sem os PMs, era comum os agentes de trânsito do Detran serem intimidados por condutores durante as abordagens. E mais. As blitzes passaram a ser diárias, em seis pontos de fiscalização itinerantes no Grande Recife, envolvendo 218 profissionais da Secretaria de Saúde, Detran-PE e PM. A concepção, como já disse o secretário Antônio Figueira, é baseada no modelo do Rio de Janeiro, com informatização e instalação de tendas onde são realizados os testes de alcoolemia. A interiorização é outro mérito da nova Lei Seca. Agora, são três equipes diariamente no interior. Antes, as blitzes eram esporádicas.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.