Novo campus da UFRPE começa a funcionar em 2014

Estudantes da Região Metropolitana do Recife e da Mata Sul do Estado podem comemorar novas ofertas de cursos superiores na área de engenharia e tecnologia. Na próxima segunda-feira (19), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, e a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena, irão oficializar a doação de um terreno de 20 hectares por parte do município para a construção de um novo campus da instituição. A cerimônia acontecerá partir das 15h, na sede do poder municipal.

A expectativa é que o campus comece a funcionar em 2014, oferecendo três mil vagas. A previsão é que, em até dez anos, sejam oferecidas dez mil vagas de graduação, além das pós-graduações, que podem aumentar esse número em até 50%. Inicialmente, serão geradas 367 vagas de empregos, entre professores, servidores e técnicos. O custo da obra está estimado em R$ 150 milhões.


Visando abastecer o mercado Complexo Industrial Portuário de Suape, a unidade deverá oferecer cinco cursos diurnos de Engenharia, que ainda serão definidos. “O campus terá capacidade para oferecer até 26 cursos na área de tecnologia, mas inicialmente só temos a autorização para abrir cinco. Estamos fazendo uma análise para definir que carreiras serão oferecidas”, pontuou o pró-reitor de Planejamento da UFRPE, Romildo Morant de Holanda. A definição das graduações vai depender da aprovação do Conselho Universitário.

Para o secretário de Assuntos Jurídicos do Cabo, Paulo Farias, a novidade terá um grande impacto na vida da cidade. “A partir de agora, o Cabo será inserido na rota do conhecimento, já que receberemos não só um campus da UFRPE, como também do IFPE. Esse fato vai incrementar também a economia, já que as empresas buscarão o nosso município certas de que teremos mão de obra de qualidade a oferecer”, pontuou.

A expectativa da reitoria é que o processo licitatório para a escolha da empreiteira que vai erguer o novo campus da UFRPE comece em fevereiro. Romildo Holanda explicou que os recursos para a construção da primeira etapa, no valor estimado de R$ 35 milhões, já estão liberados pelo Ministério da Educação. A previsão é de que a obra comece no início de 2013.
O acesso dos alunos, professores e funcionários ao futuro campus será feito por duas rodovias, a BR-101 Sul e a PE-60. A intenção da reitoria é que, com a implantação da unidade, haja uma parceria com o Governo do Estado para a implantação de um Parque Tecnológico. Este será o quarto campus da universidade, que já está instalada no Recife (bairro de Dois Irmãos), dois em Garanhuns e um em Serra Talhada.

UFPE
Na próxima segunda-feira (19), a Comissão de Vestibular (Covest) da UFPE irá anunciar o cronograma completo e o quadro de vagas do Vestibular 2013. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro do próximo ano. Segundo a assessoria de Imprensa da universidade, serão apresentados o cronograma completo do Vestibular 2013, incluindo período de inscrições, prazo de solicitação de isenção da taxa de inscrição e datas dos testes de habilidades em música, entre outras informações.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.