Uma reunião realizada ontem no Tribunal de Justiça de Pernambuco juntou todos os atores políticos que têm nas mãos o poder de tirar do papel a promessa de implantar um novo modelo de ressocialização para os jovens infratores no Estado. Pela primeira vez, após as sucessivas mortes e fugas ocorridas nas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), uma proposta foi formatada e apresentada. Serão construídas 11 unidades em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife, uma do Agreste e outra do Sertão. Isso representará a criação de 924 vagas no sistema. O investimento previsto para execução das obras é de R$ 85 milhões.

Diante da dificuldade de fazer o plano virar realidade, o Estado solicitou a intermediação do Tribunal de Justiça para conduzir a negociação com prefeitos, promotores e juízes da área da infância e juventude, no sentido de agilizar a execução da proposta. Pelo menos no discurso, a conversa avançou e prazos foram estipulados. Nas próximas semanas, uma comissão visitará os municípios escolhidos para receber as novas unidades, com o objetivo de escolher o local do terreno que abrigará as construções. Pelo projeto, Recife ganhará três unidades, com um total de 270 vagas. Paulista e Jaboatão dos Guararapes receberão duas, em cada cidade. Ainda serão erguidos centros em Olinda e Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, e Garanhuns e Arcoverde, no interior.

O vice-governador, João Lyra Neto, garantiu que o Estado poderá arcar com o custo da desapropriação dos terrenos escolhidos. Acrescentou que foi a primeira vez que viu todas as autoridades que têm responsabilidade sobre a questão do jovem infrator reunidas para tratar de tomada de decisões. “Vamos começar a construir essas unidades ainda este ano. Todos os representantes do poderes estão aqui (na reunião) e não há porque esperar mais. Esse é um problema que atinge a todos e por isso tem que ser enfrentado em conjunto”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jovaldo Nunes, chegou a disponibilizar possíveis terrenos do Poder Judiciário nesses municípios para abrigar as unidades. “Se nessas visitas vocês encontrarem um terreno do Judiciário, venham que a gente conversa”, disse.

As 11 unidades serão construídas já dentro dos padrões exigidos pela nova lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que prevê instalações que garantam educação, saúde e prática de esportes para os jovens que cumprem medida socioeducativa.

Para garantir a execução das ações, o Ministério Público vai firmar um Termo de Ajustamento de Conduta com todos os municípios envolvidos no processo. A secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, ressaltou que a colaboração das prefeituras é fundamental na identificação dos terrenos e na conscientização junto à comunidade. “Sem a definição da área nós não podemos sequer licitar a obra”, afirmou ao acrescentar que é preciso sensibilizar a sociedade para que o jovem seja acolhido no seu município de origem.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.