Núcleo do PT começa a ser julgado no mensalão
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Sete anos depois das primeiras denúncias, chegou a hora de o ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares, três peças-chaves da eleição do ex-presidente Lula em 2002, prestarem contas à Justiça. O relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, começará a ler, provavelmente na quarta-feira, o voto sobre os três e os demais réus acusados de corrupção ativa — a parte mais eletrizante do julgamento, na definição do ministro Marco Aurélio Mello.
Dirceu e Genoino não escondem o receio de uma eventual condenação ou até mesmo da prisão, embora aleguem inocência. Delúbio, segundo interlocutores, seria o menos aflito entre os três.
“Todo mundo que está vivo pode ser preso. Eu posso ser preso hoje, você também. Mas nós, em primeiro lugar, temos convicção da absolvição. Em segundo lugar, ainda que viéssemos a pensar na eventual condenação, não teríamos nenhuma providência a tomar, a não ser esperar”, minimiza Luiz Fernando Pacheco, advogado de Genoino.
O ex-deputado tem acompanhado o julgamento em sua casa, em São Paulo. Há duas semanas, foi internado às pressas com ameaça de enfarte. Fumante inveterado, pareceu não suportar a pressão. Mas, após passar por sessão de cateterismo, recebeu alta com a recomendação de manter a calma, parar de fumar e fazer exercícios físicos.
A tensão também acompanha Dirceu às vésperas do julgamento. Segundo pessoas próximas do ex-ministro, Dirceu não para na frente da TV para assistir às sessões do STF. Acha que é muito sofrimento ver como os ministros votam e, a partir daí, imaginar como votarão no caso dele. Mas, diferentemente de Delúbio e Genoino, conversa frequentemente com amigos, aliados e advogados para se informar sobre o processo e traçar cenários.
No início do julgamento, Dirceu e amigos trabalhavam com três possibilidades: absolvição, condenação e condenação com prisão. A absolvição parecia a hipótese mais forte. Mas, depois dos votos implacáveis de Barbosa, Dirceu sentiu que o perigo ronda no ar.
Fonte: Diario SP
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário