Número de nordestinos endividados cai 2,1%
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio-SP) constatou que a Região Nordeste foi a única do País que teve uma redução no número de famílias endividadas. A pesquisa intitulada “Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras” revela que 2,38 milhões de pessoas, ou seja, 70,66% da população do Nordeste encerrou o ano de 2011 com dívidas. Os dados mostram que esse número caiu em 2,14% em relação a 2010, quando totalizava 2,43 milhões de famílias endividadas. Apesar dos números serem animadores a região é considerada a que tem o maior índice de inadimplência do País.
Segundo o assessor econômico da Fecomércio-SP, Guilherme Dietze, o crescimento da oferta de emprego foi determinante para a redução desse índice. “Houve um aumento no número de oferta de emprego nos postos de trabalho. Isso mostra que as famílias que estavam com dívidas em atraso começaram a pagá-las. Nas nove capitais que analisamos observarmos que essa grande oferta melhorou a situação das famílias”, explicou.
A pesquisa aponta que a capital brasileira que teve a maior redução na quantidade de famílias endividadas foi Aracaju, que sofreu uma queda de 11,11% no total de pessoas endividadas. Os dados foram surpreendentes, pois, em 2010, o município teve o maior número de famílias inadimplentes, no geral eram 86,41%. Outro destaque foi Salvador que teve uma redução de 9,24% no número de famílias devedoras.
De acordo com Guilherme Dietze, Recife teve uma redução de 2,1% no número de devedores. “Em 2010, a gente tinha um índice de 8,6% e agora passou para 6,5%. Números que são bastante significativos. Nesta capital, o índice de inadimplentes manteve-se estável em 76%”, revelou. Em todo o País, 62,5% das famílias estão inadimplentes. O número total de pessoas endividadas cresceu em 6,39%.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário