Número de transplantes cresceu 122%

Nos cinco primeiros meses deste ano, Pernambuco pode comemorar o aumento histórico nos números de doações de órgãos e transplantes realizados no Estado. De acordo com informações fornecidas pela Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), no período compreendido entre janeiro e maio de 2012, foi registrado um aumento de 122% em relação ao mesmo período de 2011. Enquanto no ano passado foram feitas 23 doações de órgãos, este ano o total foi de 51. Já o número de transplantes, também de janeiro a maio, subiu 73%, o que correspondeu ao quantitativo de 619 procedimentos realizados só este ano. No entanto, apesar dos bons números, as doações ainda precisam aumentar.

A Coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Noemi Gomes, acredita que a re-estruturação dos hospitais e o empenho das organizações que captam os órgãos geraram esse resultado positivo. Além disso, segundo ela, a mídia também exerce uma grande influência sobre o público. “As campanhas realizadas pela Secretaria de Saúde ajudam muito, mas quando os meios de comunicação mantêm uma pauta de reportagens sobre o assunto, notamos que há uma melhora nos números. No mês de passado, por exemplo, nós registramos 15 doações múltiplas, a melhor marca para um único mês que já tivemos. Outro ponto muito importante também é que os hospitais façam uma notificação eficiente dos possíveis doadores com morte encefálica. Quanto mais tempo demorar para que a retirada dos órgãos seja feita, mais as funções vitais serão prejudicadas por conta do mau funcionamento do cérebro”.

Ela reforça ainda a importância de que as pessoas que querem ser doadores deixem clara essa vontade para os seus familiares. “Seus parentes devem ter consciência do seu desejo. É preciso lembrar que ter aquele carimbo na carteira de identidade não tem valor. É preciso que os familiares permitam o procedimento”, explicou.

Atualmente, 3.137 pacientes estão na lista de espera. O maior aguardo está no transplante de rim, na qual constam 1.810 pessoas. A segunda é córnea, com 1.201, seguido por fígado, com 118, rim-pâncreas com seis e a menor é a de coração, com dois pacientes inscritos. Os dados são referentes até o dia 31 de maio.

PROCEDIMENTO
De acordo com informações fornecidas pela assessoria de Imprensa da SES, para que ocorra a doação, é preciso que haja a confirmação de morte encefálica do paciente – quando não há mais atividade cerebral, mas os órgãos continuam em funcionamento, com a ajuda de aparelhos. Embora muitas pessoas sejam temerosas desse procedimento, existe um rígido protocolo, avaliação médica e realização de uma série de exames. Após essa confirmação, o hospital pede a permissão dos familiares para que ocorra a doação, pois, de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. E, após assinatura do termo de autorização, a Central encaminha o órgão para um receptor compatível, obedecendo a ordem da lista única do Estado. Quem tiver alguma dúvida ou quiser maiores informações sobre transplantes pode ligar para o telefone gratuito 0800-281-2185.

Lista de pessoas que precisam de transplante:
transplante de rim – 1810 pessoas
transplante de córnea – 1201 pessoas
transplante de fígado – 118 pessoas
transplante de rim-pâncreas – 6 pessoas
transplante de coração – duas pessoas
Fonte: CT-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.