Número de vagas para cotistas nas universidades federais vai triplicar até 2016
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O número de cotistas nas Universidades Federais do país deve triplicar até 2016. Isso porque a lei federal (nº12.711/2012), a Lei de Cotas, exige que até lá estas instituições, mantidas pela União, reservem pelo menos 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas e para alunos com renda familiar de aé 1,5 salário mínimo. A vantagem para esse grupo é que a disputa pela vaga acontece apenas entre eles.
Em 2013, primeiro ano da aplicação lei, o índice mínimo reservado deve ser de 12,5%. Alunos com baixa renda devem ocupar a metade das vagas e estudantes, que pelo Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) declaram serem pretos, pardos e indígenas, também terão seus lugares reservados.
Antes de ser sancionada, em agosto pela presidente Dilma Rousseff, o projeto de lei passou 13 anos tramitando no Congresso Nacional, sendo discutido e rediscutido. Outra consequência da aplicabilidade da lei será a modificação do perfil dos alunos das universidades federais, antes ocupado, em sua maioria, por alunos oriundo de escolas privadas.
Se antecipando a determinação da lei, a Universidade Federal de Sergipe já definiu 50% das vagas para os cotistas para o próximo ano. E a Universidade Federal Fronteira Sul, em Santa Catarina, foi além e anunciou que destinará 85% das vagas.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário