O que impede a aprovação do Marco Civil da Internet?

Nesta terça-feira (20), pela sexta vez, o Projeto de Lei (PL) do Marco Civil da Internet, foi colocado em votação no plenário da Câmara dos Deputados. Apesar do forte movimento de apoio ao tex­­­­to, nas primeiras votações, a aprovação do que se propõe a ser a constituição da internet no Brasil enfrenta diver­­­sas dificuldades, críticas e pressões de vários setores.

Infelizmente, segundo o advogado especialista em propriedade intelectual, Gustavo Escobar, não há uma única resposta para esses entraves. Mas, os obstáculos estão bastante relacionados aos interesses das empresas de telecomunicação. “Isso não é colocado de forma clara, mas, pressionados, os parlamentares criam obstáculos para a composição do acordo, já que a lei é uma prioridade do Governo”.

Um dos principais pontos de embate é a parte do texto que refere à questão da neutralidade da rede. O PL condena a preferência a um tipo de tráfego em detrimento do outro. Segundo o advogado especialista em Direito Digital, Victor Haikal, se aprovada “essa medida vai frustrar a vida dos provedores que quiserem vender pacotes de transmissão de dados privilegiados”, explica o especialista.

Este tópico, no entanto, não exclui as exceções. “Ele diz que elas tem que ser balizadas em argumentos técnicos”, pondera o diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getschko. “Existe o interesse das operadoras em barrar isso, mas a neutralidade é algo que avança em todas as camadas e se trata mais de uma medida preventiva”, acrescenta.

Outro tópico polêmico é o acerca da guarda de dados dos usuários. O texto preconiza que a guarda de logs seja facultativa aos provedores de conteúdo e obrigatória, por, no mínimo, um ano, aos provedores de acesso. “Quando se permite isso, não se identifica, nem responsabiliza quem está na rede”, diz Victor. Para Demi, no entanto, o provedor de acesso tem a função de colocar você na rede, não de monitorar o que você faz.

A questão da retirada de conteúdo, apenas, mediante ordem judicial também divide opiniões. “Hoje, conseguimos remover um conteúdo impróprio com uma simples notificação. Essa nova medida, ao invés de ajudar, vai sobrecarregar o sistema, expor a vítima ainda mais e dificultar a resolução do problema”, constata a advogada especialista em Direito Digital, Gisele Arantes.

Gustavo Escobar, no entanto, considera que isso já acontece muito em consonância com o ordenamento jurídico atual. “A intervenção do Poder Judiciário nesses casos já acontece hoje. Às vezes, o fato é que ficamos suscetíveis a subjetividade e provoca-se uma confusão do entendimento do conteúdo, que o Poder Judiciário pode esclarecer”, pondera o advogado.

Para além dos interesses dos envolvidos, Gisele Arantes considera que o fato de se tratar de um tema recente, também, dificulta o entendimento, o debate e o consenso acerca de uma legislação. “O Marco Civil da Internet é um compilado de projetos que tramitam há mais de dez anos. Isso confunde os próprios legisladores. Apesar de usarmos a internet por 18 anos, ainda, é um tema muito novo”, defende.

O diretor-presidente do NIC.br, por sua vez, prefere acreditar, no entanto, que “a maioria dos argumentos utilizados para adiar a votação da lei levam em conta uma leitura que não se encontra no texto”. Sejam quais forem os motivos que atrasem a aprovação do Marco Civil da Internet, a única certeza é a de que, aprovado ou não, o assunto está longe de ser esgotado.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.