Obama se reúne com vítimas de atirador em Denver

Mulher escreve em uma cruz em monumento improvisado para as vítimas do ataque, atrás do cinema (Reuters)O presidente americano, Barack Obama, se reuniu neste domingo com sobreviventes do ataque contra um cinema do bairro de Aurora, em Denver, ocorrido na sexta-feira na estreia do filme Batman – o Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Obama chegou durante a tarde e foi para o Hospital da Universidade do Colorado, onde estão os feridos. O presidente também se reuniu com familiares das 12 pessoas mortas a tiros durante o ataque.

Depois do encontro no hospital, Obama fez um rápido discurso elogiando as autoridades de Denver e do bairro de Aurora.

“O chefe (de polícia Dan) Oates enfrentou circunstâncias difíceis. Ele e seus policiais fizeram tudo certo, com muita coragem, estamos muito orgulhosos deles”, afirmou o presidente.

Obama citou a Bíblia para falar da dor das famílias e contou como foram as conversas com os sobreviventes e familiares das vítimas.

“Nos encontramos com as famílias. Me encontrei com eles nem tanto como presidente, mas como pai e marido.”

“A razão de histórias como estas terem tanto impacto (…) é que entendemos a dor de ter alguém que amamos tirado de nós.”

“Visitei cada família e as conversas foram cheias de memórias (…) Também tive a chance de abraçar as pessoas, compartilhar algumas lágrimas e sorrisos ao lembrar das vidas destas pessoas.”

“Minha principal tarefa era servir como representante de um país e (falar que) estamos pensando neles agora e vamos continuar pensando neles sempre e todo os dias”, afirmou Obama.

Obama também agradeceu aos funcionários do Hospital da Universidade do Colorado pelo tratamento aos feridos no ataque.

Ao chegar a Denver, Obama se encontrou com o chefe de polícia de Aurora, Dan Oates, e o administrador do bairro, Steve Hogan.

Obama é recebido pelo chefe da polícia de Aurora, Dan Oates, (esq.) e o administrador do bairro, Steve Hogan (centro)/ Foto: ReutersOs moradores de Denver estão depositando flores em frente ao cinema Century, onde ocorreu o ataque e uma vigília está marcada para a noite, organizada pela comunidade e líderes religiosos locais.

Obama e o republicano Mitt Romney adiaram os compromissos de suas campanhas políticas logo após o ataque no cinema, cortando as propagandas no Estado de Colorado em respeito às vítimas e familiares.

Coleta de provas

Neste domingo o FBI (a polícia federal americana) coletou provas no apartamento do suspeito de ter realizado o ataque, o ex-estudante de medicina de 24 anos James Holmes.

Os investigadores informaram que um computador encontrado dentro do apartamento pode dar detalhes importantes de como Holmes agiu.

Holmes está sendo mantido em uma cela isolada, por questões de segurança, e deve comparecer perante um juiz na segunda-feira.

Segundo o chefe de polícia de Aurora, Dan Oates, Holmes não está falando ou cooperando com a investigação.

A visita de Obama a Denver ocorre um dia depois de as autoridades terem retirado bombas e armadilhas colocadas por Holmes em seu apartamento

A polícia afirmou que o suspeito agiu com “cálculo e deliberação”, comprando munição durante meses.

James Holmes (AP)Os agentes do FBI e da polícia descobriram que o apartamento do suspeito tinha armadilhas e explosivos quando usaram uma câmera na ponta de uma vara de mais de três metros para conseguir observar o interior do apartamento.

O esquadrão antibomba realizou uma pequena explosão controlada no prédio no sábado e os policiais desarmaram as armadilhas feitas com fios, junto com um dispositivo incendiário.

A primeira armadilha era um fio estendido em frente à porta de entrada do apartamento. Dentro estariam potes com catalisadores, produtos químicos que explodiriam quando misturados e mais de 30 granadas improvisadas.

Neste domingo, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, pediu que tanto Obama como Mitt Romney tomem medidas para controlar o comércio de armas nos Estados Unidos.

Vítimas

As vítimas do ataque

– Jessica Ghawi, 24 anos

– Veronica Moser, 6 anos

– John Larimer, 27 anos

– Alexander Boik, 18 anos

– Jesse Childress, 29 anos

– Jonathan Blunk, 26 anos

– Rebecca Ann Wingo, 32 anos

– Alex Sullivan, 27 anos

– Gordon Cowden, 51 anos

– Micayla Medek, 23 anos

– Alexander Teves, 24 anos

– Matthew Mcquinn, 27 anos (identificação ainda aguarda confirmação)

As autoridades de Denver divulgaram no sábado os nomes e idades das vítimas do ataque ao cinema do bairro de Aurora.

As idades dos mortos pelo atirador variam entre 6 anos e 51 anos.

Além dos 12 mortos, outras 58 pessoas ficaram feridas no ataque ao cinema Century, em um shopping center de Aurora.

Testemunhas dizem que o atirador – que usava roupas pretas e uma máscara – lançou uma bomba de gás antes de abrir fogo contra a multidão.

James Holmes foi preso momentos após o ataque em um estacionamento perto do cinema. Ele carregava um fuzil e uma pistola. O FBI se juntou às investigações, mas disse não ter motivos para acreditar que se trate de um atentado terrorista.

O Hospital da Universidade do Colorado, onde as vítimas feridas foram levadas, informou que quatro pacientes ainda estão em unidades de tratamento intensivo e cinco estão em estado grave.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.