Obras da Arena Pernambuco em ritmo acelerado

Caminhões, tratores, dois guindastes com capacidade para erguer 400 toneladas, máquinas diversas e cerca de 4.300 funcionários transportando e apertando peças quase 24 horas por dia. As obras na Arena Pernambuco, estádio que está sendo erguido em São Lourenço da Mata, a 19 km do Recife, seguem em ritmo intenso. Tudo para cumprir o cronograma apresentado à Fifa, cujo principal alvo é incluir o Estado na Copa das Confederações de 2013.

O anúncio oficial da quantidade de sedes que receberão jogos do torneio acontece na quinta-feira, dia 8 de novembro, em evento realizado no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. A Arena Pernambuco foi pré-selecionada para servir como um dos seis palcos para a competição, que ocorre de 15 a 30 de junho do ano que vem. Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília foram as outras cidades escolhidas.

A nova casa do futebol pernambucano está com 64% de sua obra física concluída, dado referente ao final de setembro. Para este mês, a estimativa é atingir os 71%. O crescimento de 7% ao mês é o maior até agora e dá sequência à aceleração iniciada no mês anterior, no qual o percentual subiu de 58% para 64%.

“A Arena Pernambuco é a obra que cresce em ritmo mais acelerado dentre os seis estádios que foram selecionados previamente para a Copa das Confederações. Acreditamos que o critério utilizado pela Fifa será a avaliação técnica e, por isso, seguimos confiantes na nossa confirmação no torneio”, disse o secretário estadual da Copa, Ricardo Leitão.

Há 15 dias, os principais sites nacionais voltaram a colocar em xeque a presença de Pernambuco no evento-teste para a Copa do Mundo de 2014. Tudo por conta da declaração do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que disse que o Brasil ainda não tem seis estádios prontos para receber a competição. Porém, em nenhum momento, o dirigente citou o Recife. Mesmo assim, nas redes sociais, pipocaram mensagens pondo a Arena Pernambuco em risco. Uma pressão que não é positiva.

“Estamos em contato direto com a Fifa. Passamos por um momento ruim no início do ano, quando tivemos que definir o plano de aceleração. Mas agora atingimos um bom patamar e estamos otimistas, apesar da complexidade que é a antecipação de uma obra desta magnitude”, disse Bruno Dourado, diretor de contratos da Odebrecht Infraestrutura, responsável pela construção.

Por contrato, a Arena deveria ser entregue em dezembro de 2013. Mas como se abriu a possibilidade da participação de Pernambuco na Copa das Confederações, o prazo teve que ser antecipado. A Fifa exige a entrega do estádio em fevereiro do ano que vem. O primeiro modelo da tabela contemplou três jogos para Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cada uma. Brasília, capital federal, ficou apenas com a abertura, com a presença da seleção brasileira.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.