Ofício das baianas de acarajé é Patrimônio Imaterial
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Cerca de 60 baianas de acarajé participaram, nesta sexta-feira (26), da cerimônia da assinatura do decreto que tornou o ofício das baianas Patrimônio Imaterial da Cultura da Bahia. Com o decreto, assinado pelo governador Jaques Wagner, o ofício foi registrado no Livro Especial de Saberes e Modos de Fazer do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado.
O governador garantiu a venda do acarajé na Arena Fonte Nova durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. “É claro que esta tradição estará presente, como está presente em qualquer evento cultural e esportivo, e nós vamos garantir a presença das baianas de acarajé dentro da Fonte Nova”, afirmou.
De acordo com a diretora de preservação do patrimônio cultural do Ipac, Elisabeth Gandara, o título é um reconhecimento do Estado a importante símbolo da identidade cultural baiana e brasileira. O registro inclui a elaboração de um plano de salvaguarda. “Esse plano de salvaguarda vai indicar ações que o Estado e as próprias baianas têm que manter para que o ofício não se perca, não se descaracterize”, explica.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário