Olinda divulga o balanço do Carnaval 2012
O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, em coletiva no começo da tarde desta quarta-feira (22), anunciou o balanço do Carnaval da cidade em 2012. Segundo Calheiros o Carnaval deste ano foi positivo em relação a vários aspectos, entre eles a questão da segurança. “Brincamos um Carnaval tranquilo. Para se ter uma ideia, nenhuma morte foi registrada no perímetro da folia de Momo”, afirmou o prefeito.
De acordo com Calheiros, o Carnaval de Olinda teve uma aprovação de 81% pelos brincantes. “Em avaliação por uma empresa de pesquisas, 43% dos foliões acharam o Carnaval ótimo e 38% avaliaram a festa de Momo como boa, ou seja, o índice de aprovação é bastante positivo”, completou Renildo.
Durante os quatro dias de festa, Olinda recebeu vários tipos de manifestações culturais que já são marca registrada do Carnaval na cidade; o frevo, os bonecos gigantes, o maracatu, o lirismo, entre outros, fizeram o folião aproveitarem ao máximo a festa. “Fizemos uma pesquisa que constatou que 97% das pessoas que vieram brincar Carnaval aqui pretendem voltar em 2013”, afirmou o prefeito.
Ainda segundo o Renildo, cerca de R$ 8 milhões de reais foram investidos para as festividades. Esse dinheiro foi dividido entre as áreas como saúde, segurança, transporte e entretenimento. “Esse não é um valor fechado. Depois que pagarmos os profissionais que trabalharam durante o Carnaval, aí teremos números mais exatos”, esclareceu o prefeito.
TURISMO
Cerca de 95% dos leitos disponíveis na rede hoteleira de Olinda foram ocupadas. Em média, 70 mil turistas participaram da festa, o que significa aumento de 13% em relação ao ano passado. Outro dado aproximado está no número total de foliões que subiram e desceram as ladeiras do Sítio Histórico; 2 milhões e 100 mil foliões contra 1 milhão e 800 mil do ano passado.
SEGURANÇA
Durante a folia de Momo, a 7ª Delegacia Seccional de Olinda registrou 18 detenções, 19 ocorrências entre termos circunstanciais e flagrante. Também foram registradas 20 lesões corporais e 162 furtos e roubos – desse total, 80% são furtos (celular e carteira). Quem perdeu documentos durante a folia, a Guarda Municipal disponibilizou para os foliões no site www.carnaval.olinda.pe.gov.br um serviço para consulta dos encontrados organizado pelo nome de seus donos.
TRÂNSITO E TRANSPORTE
A criação de o Serviço de Estacionamento Legal, localizado no Memorial Arcoverde, serviu para desafogar o trânsito e melhorar a mobilidade dos foliões até os focos de folia. Outro ponto citado foi o registro de 25 acidentes de trânsito, 18 carros rebocados e 1.400 multas aplicadas pelos cerca de 380 fiscais de trânsito que trabalharam durante o Carnaval.
LIMPEZA URBANA
Foram recolhidas das ruas do Sítio Histórico aproximadamente 200 toneladas de lixo do sábado de Zé Pereira até a Terça-Feira de Carnaval numa ação que envolveu 360 homens.
Para os foliões que pensam que o Carnaval de Olinda já acabou a programação se estende até o próximo sábado (25), onde blocos líricos fazem o desfecho das festividades.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário