ONU aprova resolução em que recomenda fim da violência na Síria; Brasil é favorável à medida

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou na noite da última quinta-feira (16) a segunda resolução em que condena as violações de direitos humanos na Síria. No documento, a ONU pede o fim das ações violentas no país e recomenda que o presidente sírio, Bashar Al Assad, há 11 anos no poder, deixe o governo. A iniciativa, apoiada pelos países árabes, é a tentativa mais recente de mediar um fim para a crise.

A decisão, que tem apenas o peso de recomendação e pode não ser seguida pelo governo sírio, contou com 137 votos favoráveis. Mas houve 12 votos contrários e 17 abstenções. O Brasil apoiou a medida. Para a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Luiza Viotti, as violações aos direitos humanos são inaceitáveis, assim como o desrespeito aos princípios democráticos.

Os governos da China e Rússia informaram que enviarão representantes para a Síria. O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Zhai Jun, irá a Damasco, capital síria, no dia 20. Em Pequim, ele defendeu a busca de uma solução “correta e pacífica” para o conflito.

De acordo com grupos de direitos humanos, aproximadamente 7 mil civis foram mortos na Síria desde o início dos protestos contra a Assad. Em nome dos países árabes, o Egito apoiou a decisão contra a Síria. Porém, o embaixador sírio na ONU, Bashar Jaafari, disse que aprovar a resolução representa o apoio a “todos esses extremistas e terroristas”.

Jaafari acrescentou ainda que a resolução “levará somente a um agravamento da crise e a mais violência na região como um todo”. Antes da votação, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que as autoridades sírias parem de matar civis e disse que crimes contra a humanidade podem estar acontecendo na Síria.

Ban Ki-moon considerou “lamentável” o veto da China e Rússia no Conselho de Segurança à resolução anterior e disse que a ausência de um acordo “não dá ao governo a licença para continuar seus ataques”.

Ao mesmo tempo, o governo da Síria informou que pretende fazer um referendo no próximo dia 26 para a elaboração de um novo texto da Constituição, encerrando o monopólio de poder do partido Baath, de Assad, e estabelecendo o limite de dois mandatos para a Presidência da República. Mas a oposição diz que esse texto mantém os privilégios do presidente.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.