Operação Lei Seca reduz 24,3% nos óbitos por acidente de trânsito

Desde que foi instituída, em dezembro de 2011, a Operação Lei Seca reduziu em 24,3% o número de mortes em Pernambuco. Desse número, 16,4% é relativo aos óbitos decorrentes por acidentes com motos. O balanço foi apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na manhã desta terça-feira (04).

De dezembro de 2011 a julho de 2012, já com a Operação Lei Seca em ação, foram registrados 1.059 óbitos provocados por acidentes de trânsito. No mesmo período de 2010 a 2011, foram 1.389, ou seja, 330 mortes a menos. Isoladamente, a Região Metropolitana do Recife (RMR) computou uma diminuição de 46,3%, passando de 418 mortes para 226 (192 óbitos a menos), enquanto o Interior do Estado registrou queda de 14,8%, de 971 mortes para 833 (138 óbitos a menos).

Outro indicativo importante são os números apontados pelas unidades sentinelas do Estado, serviços de saúde especializados no atendimento aos acidentados de transporte terrestre que fazem relação com o consumo de bebida alcoólica. Na RMR, as três maiores emergências de Pernambuco, os hospitais da Restauração, Getúlio Vargas e Otávio de Freitas, além das UPAs Imbiribeira, Curado e Olinda, que possuem atendimento de urgência em traumatologia, somaram, de janeiro a outubro de 2012, 9.031 atendimentos a essas vítimas.

Desse total, 1.275 tiveram associação direta com o consumo de álcool, o que corresponde a 14,1% dos atendimentos. No Interior do Estado, os 12 hospitais regionais realizaram, no mesmo período, 21.136 atendimentos. Desses, 3.725 envolveram motoristas alcoolizados, representando 17%. Pernambuco é pioneiro na implantação desse sistema de informação sobre os acidentes de trânsito e o único no País que tornou a notificação obrigatória em todas as unidades de saúde.

Desde o seu lançamento, a Operação Lei Seca em Pernambuco já autuou 574 motoristas por crime de embriaguez e recolheu 8.806 carteiras de habilitação por infração de alcoolemia (constatação de álcool no sangue, crimes e recusas de testes do bafômetro). No total, cerca de 241 mil veículos foram abordados nas blitzes realizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior do Estado. Do número total de veículos, 34% correspondem ao quantitativo de motos abordadas, cerca de 82 mil.

Dos 243 mil testes de alcoolemia aplicados, apenas 7.187 mil motoristas se recusaram a fazer a verificação. Em doze meses, 23,5 mil multas foram aplicadas durante os bloqueios, seja pelo uso do álcool, por irregularidades encontradas nos veículos ou infrações cometidas pelos motoristas.

Em mais de 1,1 mil motoristas foi constatada a presença de álcool no sangue (até 0,33). Esses condutores tiveram a carteira recolhida, foram multados e liberados após a chegada de condutores aptos. Os motoristas que foram presos pelo crime de embriaguez, além de multados e a carteira recolhida, foram levados à delegacia para que fosse lavrado o flagrante. A Operação Lei Seca em Pernambuco realiza ações diárias com nove equipes, sendo seis na Região Metropolitana do Recife, e três no Interior do Estado.

AMPLIAÇÃO – A Operação Lei Seca em Pernambuco expandiu seus pontos de fiscalização de forma permanente para o Interior do Estado no último dia 1º de novembro de 2012. Três novas equipes, totalizando nove no Estado, percorrem simultaneamente os municípios, todos os dias da semana. Uma frota de três vans informatizadas, três guinchos, quatro motos e quatro viaturas e mais 77 profissionais foram contratados para compor os grupos. No total, a operação conta com 218 profissionais da SES, Detran e Polícia Militar. Com o aumento do efetivo, o projeto mantém o título de ser, proporcionalmente, a maior operação de alcoolemia do Brasil

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.